Descarga de raios em Goiás aumenta 379% em um ano

Sem categoria

Goiânia – Um raio possui cerca de mil vezes mais intensidade que um chuveiro elétrico, podendo chegar a mais de 30 mil Ampères, com potência capaz de percorrer 5 km de distância, ou seja, é uma grande descarga elétrica. Só em 2023, cerca de 14,4 milhões de raios atingiram o estado de Goiás. O número é 379% maior do que o contabilizado durante o ano de 2022, que foi de 3,8 milhões.

Os dados são do sistema de monitoramento de raios da distribuidora de energia Equatorial Goiás. Segundo o órgão, além de causar interrupções no fornecimento de energia, as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais. Enchentes, alagamentos e descargas atmosféricas, aliados a ventos intensos, de até 100km/h, são situações de risco, exigindo cuidado e atenção redobrada da população.

Interrupções de energia

Segundo o gerente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial, Vinicyus Lima, o sistema de monitoramento de raios existe com o objetivo de acompanhar a evolução das tempestades e apoiar a mobilização das equipes em campo, com foco na minimização do tempo de atendimento em casos de interrupção no fornecimento de energia.

Conforme a distribuidora de energia, as descargas elétricas são responsáveis por cerca de 20% das interrupções no fornecimento de energia, além de provocarem curtos-circuitos, queima de equipamentos e até acidentes fatais.

Ainda segundo a Equatorial, técnicos do COI, em parceria com o Climatempo, fazem o monitoramento real, 24 horas por dias, das condições climáticas em todo o estado. O levantamento aponta que, no ano passado as 10 cidades com maior incidência de raios no Estado foram: Niquelândia, Rio Verde, Cavalcante, Jataí, Cristalina, Mineiros, Serranópolis, Caiapônia, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia, respectivamente.

Veja cuidados para evitar danos materiais e físicos durante tempestades

Cuidados dentro de casa:

  • Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
  • Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evite consertos de instalações elétricas;
  • Se possível, permaneça dentro de casa enquanto estiver chovendo.

 Cuidados fora de casa:

  • Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
  • Não tente carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos;
  • Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
  • Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *