A alimentação está diretamente ligada a inúmeros aspectos da saúde. Uma dieta equilibrada pode ajudar, por exemplo, a reduzir os riscos de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e câncer.
De acordo com um estudo, o progresso do câncer é muito influenciado pela alimentação, por isso, consumir alguns alimentos específicos com frequência pode ajudar a reduzir o desenvolvimento da doença.
Confira 10 alimentos que podem diminuir os riscos de câncer, de acordo com publicação do portal Healthline.
3 Cards_Galeria_de_Fotos (2)
****Foto-senhora-sentada-com-maos-na-barriga.jpg
****Foto-mulher-em-cima-de-uma-balanca.jpg
****Foto-pessoa-com-a-mao-no-seio-2.jpg
****Foto-homem-com-tosse.jpg
****Foto-pinta-sendo-investigada.jpg
****Foto-pessoa-com-dor.jpg
****Foto-pessoa-com-a-mao-no-seio.jpg
*****Foto-homem-com-mao-da-barriga.jpg
0
Brócolis
O brócolis é rico em sulforafano, um composto vegetal que pode ter propriedades anticancerígenas potentes. Segundo um estudo, o sulforafano diminuiu o tamanho de células de câncer de mama em até 75%.
Além do câncer de mama, o brócolis é associado à prevenção do câncer colorretal e de cólon, por isso, é importante incluir o vegetal nas refeições.
Cenoura
Ingerir cenouras pode ajudar a combater certos tipos de câncer. Um estudo concluiu que as cenouras podem reduzir o risco de câncer de estômago em até 26%. Em outros estudos, a hortaliça foi associada à diminuição dos riscos de desenvolver câncer de próstata e de pulmão, inclusive para os fumantes.
Feijão
Além das leguminosas serem fundamentais para manterem o bom funcionamento do organismo, estudos revelam que o feijão pode ajudar a proteger contra o câncer colorretal.
Canela
Conhecida pelos poderes medicinais, a canela pode ajudar a bloquear a disseminação de células cancerígenas, de acordo com um estudo.
Nozes
As nozes podem prevenir os riscos de desenvolver o câncer. Um estudo descobriu que o consumo das oleaginosas estava associado a um risco menor de morrer de câncer. De acordo com outro estudo, o consumo regular de nozes reduz o risco de desenvolver cânceres colorretal, pancreático e endometrial.
Azeite de oliva
Com vários benefícios para a saúde, o azeite pode diminuir as chances de desenvolver tumores cancerígenos. Um estudo mostrou que pessoas que consumiam mais azeite tinham um risco menor de desenvolver câncer de mama e do sistema digestivo.
Açafrão
A cúrcuma ou o açafrão traz inúmeros benefícios para a saúde pelas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. De acordo com um estudo, a especiaria reduz a disseminação de células cancerígenas de cólon.
Linhaça
Além de ser rica em fibras e gorduras boas, a linhaça pode retardar o desenvolvimento do câncer e matar células cancerígenas.
Um estudo demonstrou que mulheres com câncer de mama que consumiram um muffin de linhaça diariamente por mais de um mês apresentaram diminuição no crescimento do tumor e aumento na morte de células cancerígenas. Em outro estudo, homens com câncer de próstata apresentaram melhorias após fazerem tratamento com linhaça.
Tomates
O tomate pode reduzir o risco de câncer pelo licopeno, composto responsável pela cor vermelha da fruta e também pelas propriedades anticancerígenas do tomate. De acordo com um estudo, a ingestão de tomates crus e cozidos ajuda a prevenir contra o câncer de próstata.
Peixes gordurosos
Incluir peixes gordurosos — salmão, cavala e anchova — na dieta pode diminuir as chances de desenvolver tumores malignos por serem proteínas ricas em vitamina D, ácidos graxos e ômega-3. Segundo estudo, uma maior ingestão de peixe está associada a um menor risco de câncer do trato digestivo.
Outra pesquisa mostrou que a ingestão de peixes diminui a probabilidade de desenvolver câncer colorretal e que o consumo de carnes vermelhas e processadas pode aumentar os riscos.
Avanços e mais análises
Apesar das evidências, são necessários mais estudos para entender como esses alimentos estão relacionados ao desenvolvimento de câncer. Contudo, as pesquisas mostram que incorporar alimentos saudáveis e nutritivos à dieta pode reduzir o progresso de diversos tipos de cânceres.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram