Descubra 9 queijos que pessoas com intolerância à lactose podem comer

Sem categoria

Uma pesquisa do laboratório Genera mostrou que mais da metade dos brasileiros (51%) tem tendência genética à intolerância à lactose. Esse quadro ocorre quando o organismo não produz ou produz em quantidade insuficiente a enzima lactase, que serve para quebrar a lactose (açúcar presente no leite e em seus derivados).

Sintomas como dor abdominal, flatulência, distensão abdominal, náusea, diarreia, constipação intestinal e até mesmo dor de cabeça e alterações na pele podem surgir dentro de algumas horas após o consumo de uma refeição contendo o composto químico.

Para evitar que esses incômodos apareçam, os profissionais de saúde recomendam evitar alimentos com altos níveis de lactose, com o creme de leite, leite condensado, leite em pó, iogurte, doce de leite, requeijão, queijo, além de preparos elaborados com esses ingredientes, como bolos, crepes, pudins, sorvetes, brigadeiros, entre outros.

Outra forma de não sofrer com os sintomas da condição é apostar em comprimidos contendo a enzima lactase ou optar por produtos à venda no comércio com a tarja “sem lactose”.

No entanto, a boa notícia para os amantes de queijos é que, apesar de o alimento ter o leite como principal elemento em sua composição, nem todos são contraindicados em uma dieta pobre em lactose. De acordo com Steve Carper, especialista em intolerância à lactose e autor do livro Milk Is Not For Every Body, existem, sim, opções em que se pode saborear a iguaria com moderação.

Ele afirma que existem nove queijos que contém menos de 5 gramas de açúcar por porção, com cerca de 2 a 3 % de lactose. Para se ter uma ideia, o leite integral contém cerca de 4,8% de lactose, o que o torna um dos piores agressores para barrigas sensíveis.

Tábua com queijos e frutas em mesa - Metrópoles
Confira 9 queijos que pessoas com intolerância à lactose podem comer

De início, vale saber que quanto mais fresco o queijo, mais lactose ele tem. A ricota e o cottage, portanto, devem ser evitados. Já os mais duros e envelhecidos, como o parmesão, têm menor teor de açúcar em sua composição, ou seja, são “mais fáceis” para o estômago.

Confira, a seguir, nove queijos que você pode comer mesmo se for intolerante à lactose:

1 – Munster

Feito com leite de vaca, o queijo Munster tem uma faixa de lactose de 0 a 1,1%. De sabor delicado — apesar do odor forte —, ele é maturado sob o processo conhecido como croûte lavée (casca lavada).

Queijos Munster - Metrópoles
Queijo Munster

2 – Camembert

A lactose encontrada nesse popular queijo francês é de 0 a 1,8%. A iguaria é lembrada pela textura macia e cremosa, além do sabor suave, amanteigado e de creme, sendo muito aromático e frutado.

Queijo Camembert - Metrópoles
Queijo Camembert

3 – Brie

Apesar da semelhança ao Camembert, a faixa de lactose do brie é um pouco superior: de 0 a 2%. Feito com leite de vaca, o ingrediente é macio e tem sabor cremoso, perfeito para ser servido em diferentes ocasiões.

Queijo brie - Metrópoles
Queijo brie

4 – Cheddar

Composto por 0 a 2,1% de lactose, o queijo inglês Cheddar é bem curado e tem o aspecto quebradiço, além da cor amarela pálida que pode variar dependendo do tempo de maturação, da raça do animal de origem e até mesmo da região onde é produzido.

Queijo Cheddar - Metrópoles
Queijo Cheddar

5 – Provolone

Originário da Itália, o provolone é compacto e duro, de cor amarelada e aroma agradável. Sua faixa de lactose é de 0 a 2,1%.

Queijo provolone - Metrópoles
Queijo provolone

6 – Gouda

Feito de leite de vaca, o queijo amarelo Gouda apresenta faixa de 0 a 2,2% de lactose. O ingrediente tem sabor suave e ligeiramente adocicado, podendo ser combinado com frutas secas e vinho tinto.

Queijo Gouda - Metrópoles
Queijo Gouda

7 – Azul

As veias azuladas presentes no queijo azul dão um tom peculiar ao alimento. Esse efeito visual ocorre devido à ação do fungo. Sua faixa de lactose é de 0 a 2,5%.

Queijo azul - Metrópoles
Queijo azul

8 – Parmesão

De origem italiana, o parmesão tem uma faixa de 0 a 3,2% de lactose. Ele é um dos mais consumidos no mundo, especialmente na forma ralada.

Queijo parmesão - Metrópoles
Queijo parmesão

9 – Suíço

Também conhecido como emmental, o queijo suíço é muito lembrado pela presença de orifícios em sua estrutura. Essa aparência é causada por bactérias Propionibacterium freudenrichii, que produzem um gás chamado de dióxido de carbono, responsável por criar aberturas. Com uma faixa de lactose de 0 a 3,4%, o queijo suíço é amarelo e de dureza média.

window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: “rec-reel-2n5-a”,
container: “taboola-mid-article-reco-reel”,
placement: “Mid Article Reco Reel”,
target_type: “mix”
});

Queijo suíço - Metrópoles
Queijo suíço

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *