O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) elegeu e empossou os desembargadores eleitos pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) nos cargos de presidente e vice-presidente/corregedor do biênio 2024-2026. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (22/4), no Plenário da Corte.
Uma votação da Corte em sessão administrativa, realizada durante o evento, definiu o desembargador Jair Soares como presidente do TRE-DF para o biênio. A vice-presidência e corregedoria será ocupada pelo desembargador Sérgio Rocha.
Durante seu discurso, Soares disse se sentir honrado em presidir o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.
“Conduzir essa nova missão institucional com atuação dedicada e competente aos nossos servidores, e a divisão de responsabilidades com o amigo e, agora vice-presidente e corregedor eleitoral Sérgio Rocha, deixam a certeza que a missão desafiadora terá os índice que se espera nos próximos dois anos, com empenho e espírito de servidão para que seja feito o exercício da cidadania”, disse.
“Haveremos de entregar o que for de melhor em termo de serviço aos eleitores da capital federal e a todos os demais eleitores que necessitam do nosso trabalho, a exemplo daqueles que, mesmo residindo no exterior se preocupam em comparecer para votar nas sessões disponibilizadas por esse Tribunal nesse país que escolheram para morar, não deixando o exercício da cidadania brasileira”, frisou o novo Presidente do TRE-DF.
Os magistrados eleitos e empossados assumem a gestão anterior dos desembargadores Roberval Casemiro Belinati e Mário-Zam Belmiro Rosa.
Na ocasião, o desembargador empossado Sérgio Rocha agradeceu a eleição para o cargo e disse estar feliz, bem como ciente de tamanha responsabilidade que vai assumir.
“A Corregedoria de Justiça do TRE, dentre outras atribuições, planeja, organiza e realiza as eleições, tomando o voto de cada cidadão, respeitando e computando um processo eleitoral complexo, transparente e íntegro, constituindo, assim, a democracia”, disse.
“Num contexto tão conturbado, dividido, polarizado e violento, como é o que nós vivemos hoje em dia, torna-se imprescindível o respeito e a manutenção da democracia, como forma de garantir a paz social e, principalmente, os direitos, a garantias individuais de cada um de nós em oposição ao todo poderoso Estado”, ressaltou o novo vice-presidente.
Os desembargadores Jair Soares e Sérgio Rocha foram eleitos em 20 de fevereiro para comporem a gestão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Os desembargadores Fernando Habibe e Alfeu Machado foram eleitos à suplência do Tribunal.
Sobre os empossados para o TRE-DF
Natural de Coromandel (MG), Jair Soares formou-se em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou como procurador federal entre 1982 e 1987.
Depois, foi nomeado juiz federal, promotor de Justiça do Distrito Federal e procurador da República. Em 1988, assumiu o cargo de juiz do TJDFT. E, em janeiro de 2004, Jair foi promovido, por merecimento, a Desembargador do TJDFT.
Natural de Apucarana (PR), o desembargador Sérgio Rocha é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba.
Foi nomeado Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) em novembro de 1998 e promovido, por antiguidade, a Juiz de Direito do TJDFT, em maio de 2001, assumindo a titularidade do 3º Juizado Especial Criminal de Brasília. Em setembro de 2008, foi promovido por antiguidade ao cargo de Desembargador do TJDFT.