DF registrou mais de 3 mil internações de pacientes com dengue em 2024

Sem categoria

Este ano, mais de 3 mil pessoas já foram internadas na rede pública de saúde do Distrito Federal por causa da dengue. Desse total, 226 pacientes precisaram ser admitidos em unidades de terapia intensiva (UTI).

Os dados são da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). No total, a rede pública de saúde já recebeu 3.043 pacientes que foram internados com dengue. Apenas na terça-feira (27/2), foram 48 internações do tipo e uma na UTI.

Considerando os 57 dias que já se passaram esse ano, o DF teria uma média de 53 internações por dia — ou 380 por semana — apenas de pessoas infectadas pela dengue.


0

Internação em enfermaria x UTI

Segundo a pasta, as internações gerais ocorrem quando a pessoa apresenta sintomas moderados a graves, mas sem comprometimento significativo dos órgãos vitais. Esses pacientes podem precisar de monitoramento regular da pressão arterial, hidratação intravenosa e controle da febre.

O Ministério da Saúde, na diretriz de 2024, manifesta que os pacientes com dengue elegíveis para leitos de UTI, são aqueles com presença de sinais de choque, sangramento grave ou disfunção grave de órgãos, além de pacientes com piora clínica e laboratorial, ou seja, que não responderam ao tratamento inicial.

DF registra 55 mortes por dengue; outros 82 óbitos são investigados

Casos de dengue

Até 26 de fevereiro, a SES-DF registrou 55 mortes causadas pela dengue em 2024. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, outros 82 óbitos estão em investigação. Em 2023, no mesmo período, nenhuma morte por dengue havia sido registrada na capital federal.

Das mortes confirmadas, 30 são homens e 25, mulheres. Doze das vítimas da doença tinham entre 60 e 69 anos. Outros 10 tinham entre 70 e 79.

Em relação aos casos prováveis de dengue, a pasta registrou 100.558 desde o início do ano. Desses, 98.418 são residentes no DF — o valor indica um aumento de 1.449,6% no número de casos prováveis de dengue em residentes no DF se comparado ao mesmo período de 2023.

Dentre os casos prováveis em residentes em outras Unidades da Federação (UF) destacam-se GO (2.015 casos), MG (38 casos), SP (21 casos) e BA (10 casos).



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *