O empresário e proprietário da rede de supermercados ‘Big Amigão’ e dono da ‘Big Trading e Empreendimentos Ltda’, Cristiano da Silva Cordeiro, é um dos alvos da Operação “Emboabas” deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (20).
A Operação Emboabas, realizada no Amazonas, identificou indícios de contrabando de ouro para Europa após a prisão em flagrante de pessoa que transportava 35 kg de ouro, e pretendia entregar a dois norte-americanos, sócios de uma empresa em Nova Iorque.
A investigação revelou que a organização criminosa adquire ouro de terras indígenas e leitos de rios com uso de dragas e, por meio de fraude, declara que o ouro foi extraído em permissões de lavra garimpeira (PLG) regularmente constituídas. Também foi identificado que o alvo principal realiza o esquentamento do ouro através de um austríaco que se naturalizou brasileiro e afirma ter mais de mais R$ 20 bilhões em barras de ouro em um suposto país independente que, segundo as investigações da PF, esse país não existe e foi criado pelo próprio investigado.
O empresário Cristiano da Silva Cordeiro foi alvo de um mandado de busca e apreensão da PF durante a ação desta quarta-feira (20), mas já havia sido alvo de outras operações da Polícia Federal na capital.
Cristiano da Silva Cordeiro já foi investigado por superfaturamento e fraude na venda de alimentos para órgãos do governo em 2006, sendo alvo da “Operação Saúva” na ocasião. Mais recentemente, Cristiano foi alvo da PF na Operação “Sangria”, que superfaturava produtos médicos para o governo.
Figurinha carimbada na PF, Cristiano da Silva Cordeiro já está acostumado com a Superintendência da Polícia Federal.