O juiz da Comarca de Carauari Jânio Tutomo Takeda, acabou dando voz de prisão ao delegado Régis Cornelius Celeghini Silveira durante uma inspeção judicial à carceragem da Delegacia de Polícia no município de Carauari, no interior do Amazonas.
O magistrado filmou toda a inspeção, conversando com os detentos até o momento em que o delegado se aproximou do juiz informando que havia representado contra o magistrado no Ministério Público do Amazonas (MP-AM), refere-se ao juiz como “um dos principais agentes corruptos da cidade”.
A prisão ocorre pouco depois de 30 dias que o delegado fez a denúncia formal no MP-AM.
Denúncias de corrupção
O delegado Régis Cornelius Celeghini Silveira denunciou o juiz Jânio Tutomo Takeda de facilitar a entrada de telefone em estabelecimento prisional além de facilitar a fuga de presos em Carauari.
“O delegado ouviu de diversas pessoas que a cidade vivia um ciclo de violência: havia muitos furtos e roubos porque havia muitos usuários de drogas, os usuários aumentavam porque o tráfico estava descontrolado e o tráfico estava fora de controle porque o juiz da cidade soltava os traficantes em troca de dinheiro.”, diz o documento.
No documento, é relatado que um preso, em posse de um celular, alegou ao delegado que fazia “serviços” para o juiz, e por isso estava em posse do aparelho.
“Não tenho autorização escrita para usar o celular na cela, mas o doutor Jânio Tutomu sabe, porque eu presto serviço. Eu passo o dia lá na casa dele porque ele manda chamar”, de acordo com o suspeito, gravado em um vídeo. Na gravação o preso chega a dizer que às vezes recebia pequenas quantias em dinheiro pelos serviços prestados ao juiz.