Jejum intermitente, jejum calórico ou simplesmente pular o café da manhã pode ser uma estratégia para quem deseja perder uns quilinhos ou apenas não tem tempo durante a correria da semana. Independente dos motivos, existem mais razões para que você não abandone essa refeição.
Falta ânimo, confusão mental, dores de cabeça, desejos intensos por carboidratos, comidas calóricas, hábitos alimentares alterados no final do dia, sono prejudicado e indigestão são apenas alguns dos sintomas causados pelo hábito de pular o café da manhã.
A refeição, como o termo sugere, quebra o jejum natural que acontece durante a noite. O objetivo é restaurar o suprimento de glicose, a principal fonte de energia, para que o corpo e o cérebro possam funcionar ao longo do dia. Portanto, escolher seguir sem se alimentar pela manhã pode afetar diretamente sua saúde.
“Quando você toma um café da manhã nutritivo e [isso faz] você se sentir bem física e mentalmente, pode criar o desejo de continuar fazendo escolhas saudáveis”, explicou a nutricionista Marissa Meshulam.
A especialista listou quatro razões para que pular o café da manhã seja a última opção. Confira:
1 – Pode afetar o seu intestino
De acordo com Meshulam, se você tem tendência à síndrome do intestino irritável, pular o café da manhã pode ser uma péssima decisão. Afinal, um café da manhã saudável e balanceado geralmente consiste em alimentos ricos em fibras, como frutas e grãos integrais, o que melhora o funcionamento do intestino.
2 – Aumenta o risco de doenças cardíacas
“A pesquisa sugere que tomar o café da manhã pode levar a um melhor controle da fome e da insulina no final do dia”, explicou Meshulam.
Por outro lado, as pessoas que pulam o café da manhã têm maior probabilidade de desenvolver pouca sensibilidade à insulina, o que contribui para fatores de risco de doenças cardíacas, como hipertensão, desequilíbrios de colesterol e maiores chances de inflamação.
3 – Aumenta a fome
A nutricionista explica que os alimentos, especialmente os ricos em proteínas, diminuem a grelina, o hormônio da fome, enquanto aumentam os hormônios da saciedade. Desta forma, quando se pula o café da manhã, é natural sentir mais fome e menos energia ao longo do dia, dificultando a concentração e o funcionamento.
“É sempre ideal respeitar os sinais de fome e ouvir o seu corpo ”, completou Maddie Pasquariello, especialista em alimentação saudável.
4 – Afeta os níveis de açúcar no sangue
Pular o café da manhã também pode levar a sérios problemas como hipoglicemia, resistência à insulina e alteração do apetite.
Um estudo revelou que pular o café da manhã aumenta a glicemia e o risco de mau controle glicêmico em pessoas com diabetes tipo 1 e também para os pré-diabéticos.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.