De 26 de fevereiro a 5 de março, o cronograma do Paris Fashion Week agita a moda internacional. Entre os destaques dos desfiles de outono/inverno 2024/25, estão estreias de diretores criativos em marcas renomadas. A estilista Chemena Kamali apresentou a primeira coleção no cargo para a Chloé, enquanto Seán McGirr revelou o trabalho de debute no comando da Alexander McQueen.
Vem conferir!
Chloé
Em outubro de 2023, Chemena Kamali foi anunciada como a nova diretora criativa da Chloé. A alemã assumiu o posto após a saída da uruguaia Gabriela Hearst. Nesta edição da Semana de Moda de Paris, o público conferiu a primeira coleção da nova estilista à frente da etiqueta.
Relevado em 29 de fevereiro, o compilado resgata o estilo boho da grife. A inspiração na estética dos anos 1970 é evidente. “É um período que considero extremamente relevante porque muitos dos códigos e valores foram estabelecidos naquela época”, disse a designer à imprensa internacional. “Era muito sobre alegria e liberdade.”
Na passarela, em uma paleta sóbria, os looks unem rendas, transparências, babados e franjas. Mangas esvoaçantes e capas curtas estão entre os destaques da temporada. Leves e cheios de movimento, os visuais mesclam sensualidade e elegância. Entre os calçados e acessórios, sapatilhas descontraídas e cintos dourados com escrita cursiva do nome da maison chamam atenção.
Alexander McQueen
Depois de Sarah Burton deixar a direção criativa da marca britânica Alexander McQueen, o irlandês Seán McGirr assumiu cargo, em outubro do ano passado. Agora, com a primeira coleção, o estilista aposta em uma grande mistura de referências.
“Para mim, tem que ter uma energia juvenil. Acho que deveria ser sobre Londres, essa mistura de cultura jovem que vejo o tempo todo aqui. Quero que isso seja representado”, disse McGirr à Vogue Runway. “Tem que provocar uma reação; esse é o DNA da marca. McQueen também trata de ‘agressão’, mas de agressão lúdica.”
O novo diretor criativo foi atraído por uma coleção de McQueen de 1995, inspirada no filme Os Pássaros (1963), de Alfred Hitchcock. Entre os destaques, o look preto de abertura foi uma reformulação do vestido com estética plastificada.
No desfile, realizado nesse sábado (2/3) no Paris Fashion Week, as composições incluíram golas exageradas e alfaiataria com ombros dramáticos, além de animal print. Para parte da crítica especializada, devido ao conceito “solto” e indefinido, McGirr se desconectou do legado — ousado e consistente — deixado por Lee, o fundador da label homônima, que morreu em 2010.
Paris Fashion Week: outono/inverno 2024
A programação do Paris Fashion Week é composta por mais de 70 desfiles. Ao longo dos últimos dias, ocorreram shows de marcas como Dior, Saint Laurent, Teh Row, Off-White, Balmain, Rabanne, Schiaparelli, Loewe, Victoria Beckham e Vivienne Westwood.
No quesito estreias, a grife Rochas exibiu a primeira coleção desenvolvida pelo novo diretor criativo, Alessandro Vigilante, nessa quinta-feira (28/2). No último dia do lineup, esta terça-feira (5/3), a Lacoste, sob o comando de Pelagia Kolotouros, voltará a desfilar na Semana de Moda de Paris.