Os Estados Unidos interromperam, na última semana, o envio de bombas a Israel, devido às preocupações de que o país poderia lançar um ataque em grande escala à cidade de Rafah, no sul de Gaza.
O país não havia apresentado respostas a oposição de Washington sobre o ataque.
De acordo com uma fonte de alta escala do governo norte-americano, 1.800 bombas de 907 kg e 1.700 bombas de 22kg foram bloqueadas. O governo Biden tomou essa decisão após a suspeita de que Israel iria iniciar uma grande operação terrestre em Rafah. As informações são do Associated Press.
Operação de contraterrorismo, diz Israel
As Forças de Defesa de Israel se pronunciaram nesta quarta-feira (8/5), dizendo que conduziriam as missões de ”contraterrorismo” em áreas do leste de Rafah, matando os membros do Hamas e desfazendo bases usadas pelo grupo terrorista. O país afirmou que Rafah era o último bastião do Hamas.
Na última segunda, o país realizou uma operação e ordenou que 100 mil pessoas abandonassem Rafah. Cerca de 1,4 milhão de palestinos estão refugiados na cidade e seu arredores, além de abrigos da ONU e acampamentos, por conta da guerra.