A crise diplomática provocada pela fala de Lula comparando a morte de palestinos na Faixa de Gaza com o Holocausto fez o ex-presidente do Cidadania Roberto Freire lembrar de mais um personagem da Segunda Guerra Mundial: o ditador italiano Benito Mussolini.
Pelas redes sociais, Freire comparou o mote “Lula tem razão”, usado por petistas nos últimos dias para defender a declaração do atual presidente da Repúbica sobre a situação em Gaza, ao slogan utilizado por facistas italianos para defender as posições de Mussolini.
“Algo extremamente preocupante. Os lulopetistas estão nas redes mandando brasa no seu mais novo slogan político ‘LULA TEM RAZÃO’ (sic). Na Itália os fascistas tinham como um dos mais célebres slogan político: ‘MUSSOLINI HA SEMPRE RAGIONE’ (Mussolini tem sempre razão)”, escreveu Freire em seu “X” (antigo Twitter).
Líder do Partido Nacional Fascista, Mussolini é considerado um dos principais expoentes do facismo europeu na primeira metade do século XX. Durante a Segunda Guerra, o ditador italiano foi um dos principais aliados de Adolf Hitler, principal responsável pelo Holocausto.
“Lula tem razão”
Aliados de Lula têm compartilhado a frase “Lula tem razão” nas redes sociais em defesa do petista. O argumento é que o atual presidente brasileiro pressiona o debate sobre a situação em Gaza ao comparar a postura do governo de Israel com as práticas nazistas.
Roberto Freire, vale lembrar, foi afastado do comando do Cidadania em setembro de 2023 após a maioria do partido decidir integrar a base do governo Lula no Congresso Nacional. O ex-presidente da legenda é um crítico ferrenho do petista.