Ex-vereador vira ‘funcionário fantasma’ de Diego Afonso na Suhab

AMAZONAS

O ex-vereador Danizio Elias Souza, mais conhecido como Dante, é acusado por funcionários efetivos da Superintendência de Habitação (SUHAB) de ser “funcionário fantasma” do vereador Diego Afonso (União Brasil) na pasta. De acordo com as denúncias relatadas em exclusividade para O Abutre, Dante seria uma espécie de “faz tudo” da Família Afonso.

De acordo com informações extraídas do Diário Oficial do Estado (DOE), Dante foi nomeado pelo titular da pasta, Jivago Afonso Rodrigues de Castro em maio de 2023, mesmo mês em que foi desligado de um cargo na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Foto: Nome do funcionário na Suhab
Exoneração na CMM

Danizio, segundo as denúncias, não comparece pessoalmente no trabalho há meses e quando vai ao local, fica sempre acompanhado do vereador Diego Afonso, familiar de Jivago e que também já foi superintendente da Suhab.

À esquerda, Jivago e à direita, Diego Afonso
O ex-vereador Dante, em visita a Sala de Troféu do Flamengo, localizado no Rio de Janeiro.

Nas imagens publicadas nas redes sociais, Jivago e Diego estão lado a lado e segundo a postagem, discutem projetos a respeito da pasta habitacional.

Jivago também ocupou um cargo comissionado no gabinete de Diego Afonso em 2019, no mesmo ano em que Dante também era vereador. A relação de proximidade entre os Afonso e Danizio, mostra que as nomeações e a proteção não são agora. Mostrando que os interesses públicos, mais uma vez são superado pelos privados.

Perfil do LinkedIn de Jivago, à época em que era lotado no gabinete de Diego Afonso
Foto retirada do portal da transparência da Câmara Municipal de Manaus

Quem é Dante?

Dante ou Danizio, foi assessor de Arthur Bisneto de 2002 até 2011; Em 2012 foi Subsecretário de Habitação e Assuntos fundiários do Município de Manaus, permanecendo até abril de 2016; Em 2017 assumiu como suplente na Câmara Municipal de Manaus, se tornando Secretário Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania em 2018.

A relação com a família Afonso se afunilou justamente nesse período, pois Diego Afonso era parlamentar da situação na Gestão do Prefeito Arthur Virgílio Neto. Com a derrota nas eleições e sem um cargo eletivo, Dante recorreu aos amigos para garantir pelo menos a verba de mais de R$4 mil em um cargo no Estado.

https://https://oabutre.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *