Exclusivo: Caetano homenageia Dorival Caymmi em documentário

Sem categoria

O dia 30 de abril de 2024 marca o aniversário de 110 anos de Dorival Caymmi, um dos maiores nomes da música brasileira. Para comemorar a data, a cineasta Daniela Broitman lança o documentário Dorival Caymmi — Um Homem de Afetos, que homenageia o legado do artista.

A produção conta com depoimentos de diversos músicos e artistas, como Caetano Veloso. O cantor aproveita o espaço para prestar uma homenagem especial ao músico. “Isso é uma iluminação, uma epifania, um negócio de uma grandeza, propriamente religiosa, no melhor sentido da palavra”, declarou, ao falar de Dorival. Dori Caymmi, filho de Dorival e também músico, surge na sequência cantando O “Bem” do Mar, uma das músicas mais famosas de seu pai.

 


0

Daniela revelou que fez o filme como uma grande celebração para o Dorival Caymmi. “Para que as gerações mais novas pudessem conhecê-lo e pessoas da minha geração para cima pudessem prestar uma homenagem como agradecimento a ele e a outros faróis da música popular brasileira – também citados no filme – como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto”, conta a cineasta.

Com curadoria colaborativa de Rubens Amatto, idealizador da Casa de Francisca, foi criada uma programação especial com atrações que participam da comemoração até 3 de maio. Para abrir a comemoração na Casa de Francisca, uma sessão especial aberta ao público, seguida de um bate-papo com a diretora e Dori Caymmi, filho de Dorival.

O filme entrou em cartaz em 16 cidades brasileiras na última quinta-feira: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Palmas, Salvador, Fortaleza, Recife, Niterói, Aracaju, Maceió, Belém, Vitória, Manaus, Porto Alegre, Ribeirão Preto e Brasília. Confira a programação de lançamento do documentário aqui.

SINOPSE: Uma viagem irresistível pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. Traduzindo sensorialmente os versos de Caymmi, o filme passeia pela atmosfera vibrante dos pescadores baianos, as referências de raiz africana, a espiritualidade no candomblé, suas histórias de amor e elementos da natureza que tanto inspiraram a obra do artista.



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *