A morte de Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, pouco antes do show de Taylor Swift no Engenhão, zona norte do Rio, continua causando revolta nas redes sociais na manhã deste sábado (18/11). Após levarem o termo “Justiça por Ana” aos assuntos mais comentados do Twitter, os internautas ainda detonaram a empresa organizadora do evento, a T4F, após publicação de um comunicado oficial.
“É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem (sexta-feira, 17/11), Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros”, informou o texto.
E finalizou: “Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos”.
Os usuários do microblog encheram a publicação de mensagens, criticando o comportamento da empresa: “A nota extremamente vazia, de maneira até insensível da parte de vocês. Gostaríamos de saber quais as medidas serão tomadas para que isso não ocorra novamente. São 9h da manhã e vários fãs já estão na fila para o show de hoje, cadê o suporte para o pessoal de lá?”, questionou um. “A nota é tão vazia quanto o profissionalismo de vocês, quanta insensibilidade com familiares e amigos. Espero tanto que vocês percam essa ‘credibilidade’ de m*rda que carregam durante tantos anos!”, disparou outro.
Nota sobre show de Taylor Swift
Mensagem de Taylor Swiftt sobre morte de fã no Rio
Paes Taylor Swift
Taylor Swift
Taylor Swift
Taylor Swift
Taylor Swift
Taylor Swift e o Cristo Redentor
Fabio Teixeira/Anadolu Agency via Getty Images
Allen J. Schaben / Los Angeles Times via Getty Images
_Taylor Swift
Ana Clara Benevides, fã que morreu no show de Taylor Swift
Reprodução
Ana Clara Benevides morreu no show de Taylor Swift no Rio
Ana Clara Benevides morreu em show de Taylor Swift no Rio
0
E as manifestações não pararam por aí: “E é isso? Nada mais? Zero responsabilidade? Nenhuma mudança? Vocês são inacreditáveis”, lamentou uma terceira. “Vocês deveriam ter vergonha de postar uma nota rasa e vazia de sentimentos assim”, detonou mais um.
Carta aberta de Taylor
A morte de uma fã de Taylor Swift, aos 23 anos, pouco antes da apresentação da cantora no Engenhão, zona norte do Rio de Janeiro, na sexta-feira (17/11), causou uma verdadeira comoção nas redes sociais. A cantora, inclusive usou seu Instagram para lamentar o ocorrido.
Em uma carta aberta, postada nos stories do Instagram, ela começou: “Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã hoje à noite, antes do meu show. Não consigo nem dizer o quanto estou arrasada com isso. Tenho poucas informações além do fato de que ela era incrivelmente linda e muito jovem”.
Em seguida, Taylor Swift afirmou que não vai comentar o caso durante o show deste sábado (18/11): “Não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto dominada pela tristeza quando tento falar sobre”.
E finalizou: “Quero dizer agora que sinto profundamente esta perda e que o meu coração partido está com a sua família e amigos. Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil”.
window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: “rec-reel-2n5-a”,
container: “taboola-mid-article-reco-reel”,
placement: “Mid Article Reco Reel”,
target_type: “mix”
});
No Twitter, o prefeito Eduardo Paes também falou sobre o ocorrido: “Inaceitável a perda da vida de uma jovem ontem no show no Engenhão. Obviamente, ainda estamos apurando mais detalhes das circunstâncias do ocorrido. De qualquer forma, já determinei ao Chefe Executivo de Operações do município que exija providências junto a produção do show”, escreveu ele.
Logo depois, ele pontuou o que foi determinado de imediato para evitar novas fatalidades: “Já posso adiantar as seguintes medidas que eles devem anunciar ainda na manhã de hoje: antecipar a entrada em 1h e ocupar o anel de circulação para tirar o publico do sol; novos pontos de distribuição de água; aumento de numero de brigadistas e aumento de ambulâncias”, garantiu.
Nos comentários, os internautas explicaram que era preciso retirar alguns tapumes que foram colocados pelos organizadores do evento, além de liberar a entrada do público com a própria garrafa de água.
A notícia da morte
A estudante de psicologia Ana Clara Benevides Machado, 23 anos, morreu na noite dessa sexta-feira (17/11), após passar mal enquanto estava na grade do estádio Engenhão.
A jovem morava em Mato Grosso do Sul e chegou a ser levada ao Hospital Municipal Salgado Filho, após desmaiar e ser atendida no estádio. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória.
Ana Clara estava na grade e acabou desmaiando no local. Segundo o enfermeiro Thiago Fernandes, amigo da jovem, ela chegou a ser reanimada no estádio por cerca de 40 minutos, mas, no caminho do hospital, ela teve uma segunda parada e não resistiu.
Pelas redes sociais, muitas pessoas dizem que a TF4, organizadora da turnê, proibiu garrafas de qualquer tipo no Estádio Nilton Santos, e não havia bebedouros. O Metrópoles tentou contato com a organizadora, que ainda não deu retorno. O espaço segue aberto.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou, neste sábado (18/11), que a Secretaria Nacional do Consumidor investigue denúncias sobre a ausência de disponibilidade de água para fãs que participaram ou participarão de shows.
A artista está no país para uma turnê de seis shows pela The Eras Tour. No Rio, onde ela ainda fará dois shows, a sensação térmica registrada nessa sexta chegou a 60ºC. Pelo menos mil pessoas desmaiaram durante o show por causa do calor, de acordo com o Corpo de Bombeiros.