Febraban alerta para golpe do falso investimento em aplicações financeiras

AMAZONAS

febraban-alerta-para-golpe-do-

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fez um alerta para evitar que a população caia no golpe do falso investimento, no qual criminosos prometem retornos e ganhos acima do mercado em diferentes tipos de aplicação. Para isso, os golpistas utilizam sites e perfis em redes sociais de empresas de fachadas como estratégia para atrair as vítimas e as convencerem a realizar aplicações.

Entre os artifícios utilizados estão uso de linguagem técnica falada por corretores e depoimentos de pessoas que tiverem experiências bem-sucedidas. As vítimas são, então, incluídas em grupos de apps de mensagens com outros supostos integrantes.

Os criminosos dizem que o retorno financeiro acontece em alguns meses. Em certos casos, indicam que o usuário faça investimentos baixos no início e até chegam a pagar um valor para a vítima, mas depois a induz a fazer investimentos mais altos. A Febraban alerta que também existem situações em que os golpistas prometem ganhos se a pessoa fizer uma indicação de novos investidores, o que é conhecido como golpe da pirâmide

Quando conseguem tirar uma quantia alta da vítima, os criminosos bloqueiam o usuário do grupo e somem, disse a Febraban.

Sempre desconfie

Em situações em que há promessas de retornos acima do praticado do mercado, a dica é desconfiar. Além disso, a federação pede que os usuários pesquisem sobre a instituição, checando se tem autorização para operar no mercado.

— Desconfie se houver insistência para fechar rapidamente algum negócio com a alegação de que irá perder uma oportunidade. Tome cuidado com abordagens em redes sociais e também com sites patrocinados em sites de busca — diz Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Notifique bancos e autoridades

A Febraban orienta que, caso o cliente caia em algum golpe, notifique o banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas. A entidade destaca que quanto mais rápido a vítima fizer a comunicação, maior será a possibilidade de recuperação do valor junto a outras instituições financeiras

Outra orientação é que as vítimas façam um boletim de ocorrência, o que pode ajudar na identificação e as prisões de quadrilhas que praticam esses golpes.

https://18horas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *