São Paulo — Imagens da câmera de segurança de um restaurante (foto em destaque) em Araraquara, no interior de São Paulo, registraram o momento em que um homem engasgado foi salvo por um policial militar que estava de folga.
O cabo Lucas Carvalho, de 25 anos, contou que tinha acabado de chegar com a esposa no local, o último domingo (24/3) quando percebeu que a vítima estava engasgada com um pedaço de carne. “Vi um rapaz engasgado e uma pessoa tentando fazer a manobra, mas sem sucesso, aí eu pedi para tentar”, disse.
Segundo ele, o homem fazia muita força na musculatura, o que dificultou a manobra. Foi preciso fazer cerca de 20 movimentos para que a vítima conseguisse desengasgar.
“Pedi para o rapaz relaxar, mas ele estava muito desesperado, ficando ser ar. Teve um momento em que ele perdeu a força, sendo obrigado a relaxar, aí consegui expelir a carne”, explicou o PM, que atua no 13° Batalhão de Polícia Militar do Interior.
“A gente aprende primeiros socorros na academia de polícia e a Manobra de Heimlich (usada no desengasgo) é uma das primeiras coisas a serem ensinadas. Sou grato por usar o que aprendi na corporação”, contou o Cabo Carvalho.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o policial está há cinco anos na corporação.