O Sul do Brasil deve ser atinido por fortes chuvas neste fim de semana, com alerta para alagamentos, deslizamentos e enxurradas. O risco maior é para as regiões central, leste e sul do Rio Grande do Sul, além do sul e leste de Santa Catarina.
De acordo com o Climatempo, o alerta é motivado pela grande infiltração de umidade marítima, por ventos quentes e úmidos vindos do Norte do país e pela baixa pressão atmosférica no norte da Argentina.
A combinação de fatores vai gerar a formação de nuvens de chuva no Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, a expectativa é de que, entre este sábado (13/4) e a próxima segunda-feira (15/4), o acumulado de chuva ultrapasse a metade do volume previsto para todo o mês.
Segundo o Climatempo, a maior previsão é para a área de Uruguaiana, que deve receber 148 milímetros.
O alerta também vale para Santa Catarina. Entre sexta-feira e este sábado, a região de Antonia Carlos, na Grande Floripa, teve acumulado de 99,66 milímetros.
Chuvas no Norte e no Nordeste
O Norte e o Nordeste também receberão chuvas por causa da Zona de Convergência Intertropical. As duas regiões terão “pancadas de chuva frequentes e com moderada a forte intensidade”, segundo o Climatempo.
As únicas áreas em que as tempestades não chegarão vão ser no Acre, norte de Roraima, interior da Bahia e da Paraíba, o agreste de Pernambuco e o sertão de Alagoas e de Sergipe.
Mas os moradores do noroeste do Amazonas Pará, Amapá, Maranhão, Piauí e Ceará deverão ficar atentos neste sábado. Já amanhã, temporais são esperados no Amapá, Pará, norte do Tocantins e Maranhão.
Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Palmas, Manaus, Porto Velho são as capitais com risco de chuva mais forte.