Seja pela semelhança com bichos de pelúcia, seja pelo porte, agressividade e dominância, algumas raças de cachorro se parecem muito com ursos. Alguns cães pastores e boiadeiros, aliás, foram selecionados justamente para defender rebanhos de vacas, carneiros e cabras contra os constantes ataques no hemisfério norte, onde as duas espécies se desenvolveram.
Cachorros que se parecem com ursos fazem sucesso com os humanos. Um dos mais antigos de que há registro é o grande cão urso preto, desenvolvido na Escandinávia. A raça se espalhou pelo Ocidente, quando os vikings, a partir do século 10º, passaram a explorar o mar — eles costearam toda a Europa, invadiram as ilhas britânicas, Islândia, Groenlândia e estabeleceram colônias na costa atlântica da América do Norte, onde, séculos mais tarde, surgiu o terra nova, um cachorro imenso muito parecido com um urso-negro.
Bichos de pelúcia
Enquanto os mastins — cães grandes geralmente usados na guarda, na caça e no pastoreio — se parecem com os ursos reais, violentos e assustadores, alguns peludos de pequeno porte são sempre comparados com os ursinhos de pelúcia: são peludos, pequenos e muito fofos.
Bichon frisé
Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.