Muitas mulheres 50+ ficam em dúvida se existe uma maneira natural de rejuvenescer o corpo e ainda perder peso de maneira saudável. Na verdade, estudos mostram que o açaí, eleito o melhor fruto do mundo, é um poderoso antioxidante que ajuda contra o envelhecimento precoce, além de prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas.
Nativo da Amazônia, o açaí contém polifenóis, antocianinas, carotenóides e vitamina C, nutrientes que combatem os danos causados pelos radicais livres. Isso contribui para a prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento, promovendo uma pele jovem e saudável.
Além disso, o fruto brasileiro reduz o colesterol e melhora a saúde cardiovascular. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apontou que o consumo diário de 200 ml de polpa de açaí aumenta o HDL-c (colesterol bom) e melhora a defesa antioxidante de adultos saudáveis.
O açaí, inclusive, marcou mais de 102 mil pontos na tabela Capacidade Absorvente de Radicais de Oxigênio (ORAC), que avalia os melhores alimentos antioxidantes do mundo. É importante citar ainda que, graças ao alto teor de fibras, o fruto aumenta a saciedade e, consequentemente, facilita a perda de peso.
Ou seja: o açaí ajuda a neutralizar os radicais livres, substâncias que causam o envelhecimento da pele, diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e auxiliar na redução do colesterol ruim (LDL) e melhorar o colesterol bom (HDL). Não à toa que está entre as melhores frutas do mundo.