São Paulo — O governo estadual anunciou nesta quinta-feira (2/5) a nomeação de 4 mil aprovados em concurso para a Polícia Civil em São Paulo. A divulgação feita por Tarcísio de Freitas (Republicanos) em redes sociais acontece em meio às acusações de que a atual gestão privilegia a Polícia Militar na segurança pública paulista.
A nomeação realizada agora, em maio de 2024, contempla candidatos aprovados em concurso de 2022, além de remanescentes. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), serão 2.208 escrivães, 1.260 investigadores, 353 delegados e 196 médicos legistas. A medida será publicada na sexta-feira (3/5) no Diário Oficial.
“São milhares de novos profissionais que vão compor o nosso time nas forças de segurança e estarão presentes nas delegacias da capital, do interior e do litoral. Algo que era requerido pela sociedade há muito tempo e que agora vai fazer a diferença para proteger nossa população e reforçar o combate permanente ao crime em São Paulo”, disse Tarcísio.
A SSP afirma que a posse dos candidatos em seus cargos deve ocorrer em até 15 dias após as nomeações. Na sequência, os convocados passarão por cursos de formação na Academia de Polícia. São cinco meses de treinamento para os delegados e três meses para outras carreiras.