GT da Reforma Tributária discute implementação de IVA com deputado francês

AMAZONAS

Imposto sobre Valor Agregado deve facilitar sistema tributário por meio da unificação de cobranças

Integrantes do Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados participaram, nesta sexta-feira (5), de reunião com o deputado Éric Coquerel, Presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Nacional da França.

Os parlamentares aproveitaram a troca de experiências para elaborar estratégias de implementação do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) no Brasil.

A medida, que busca simplificar o sistema tributário por meio da criação de um único tributo, foi adotada com êxito no país europeu.

O deputado Saullo Viana (União-AM) avaliou que o GT está reunindo informações e práticas de política tributária que funcionaram em outras nações com o objetivo de propor uma reforma tributária justa e eficiente.

“A França é um exemplo notável de um sistema tributário eficaz. Esta reunião nos permitiu aprender mais sobre como o IVA funciona na prática e como podemos aplicar essas lições em nossas discussões sobre a reforma tributária”, observou.

O modelo também auxiliaria empresários a economizar tempo e recursos no pagamento de tributos a diferentes órgãos governamentais. Outra vantagem seria o fim da guerra fiscal entre estados e municípios, que baixam as alíquotas dos seus impostos para atraírem investimentos e acabam por registrar queda na arrecadação no país todo.

A reunião entre o GT e o deputado francês integra uma série de encontros e conferências na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) da qual membros do GT da Reforma Tributária participaram a convite da entidade.

https://https://oabutre.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *