01:54
Será que Lula está dormindo a essa hora? Será que ele consegue dormir direito se lembrando de que prometeu criar alguns milhões de novos empregos e que depois de um ano e pouco de governo o número de desempregados só fez aumentar?
Será que Lula dorme o sono dos justos pensando nas concessões que fez para montar a maior base parlamentar que um governo já teve desde o início da redemocratização do país? E base para quê? Para sustentar o quê?
Falta algo para ser posto em cima da base do governo.
Se tudo for divino e maravilhoso, a economia crescerá este ano 3,5%. Crescimento desse tamanho servirá, se tanto, para absorver o novo lote de brasileiros aptos a ingressarem no mercado de trabalho – e olhe lá.
Quem está desempregado permanecerá desempregado. Quem está incluído assim ficará. Ocorre que o problema é incluir os que estão de fora do sistema – e aí só um governo com determinação, capacidade de gerenciamento e ousadia será capaz de enfrentar a tarefa.
Há um governo assim instalado em Brasília neste momento? Se há, ainda não tive o prazer de conhecer. É possível vir a ter antes do fim do mandato do atual presidente? É claro que sim. Nada está perdido até que se perca.
Resta saber se o presidente vê as coisas sob esse prisma, se seus principais auxiliares também veem e se haverá coragem para mudar dentro daquilo que pretendia ser a mudança.