13:01
Começo a pensar que o ministro José Dirceu é mais homem de partido do que de governo. Ou pelo menos vem se comportando assim. O PT está contra a política econômica do ministro Antonio Palocci, da Fazenda – e José Dirceu reflete isso de todas as formas possíveis.
O PT está incomodado com a troca de carinhos entre Lula e alguns governadores do PSDB – e José Dirceu reflete o incômodo. O mercado financeiro está hoje agitado com a suspeita de que José Dirceu poderá deixar a chefia da Casa Civil do governo.
Se depender de José Dirceu, não deixará. Se Lula puder mantê-lo no governo, o manterá. Mas o processo político, às vezes, adquire uma dinâmica própria. E as coisas escapam ao controle dos seus protagonistas.
Se José Dirceu saísse, o governo ficaria mais fraco, e Palocci, fortalecido. Para os chamados agentes econômicos, a vida seguiria sem maiores sobressaltos.
15:48
Só entende o DNA de Brasília quem vive aqui. O dia no resto do país corre sem sobressaltos – e são quase 16h. Ou com os sobressaltos de sempre. Aqui, não. A cidade que o resto do país conhece pelo Plano Piloto está com o coração na boca à espera da confirmação ou não da saída do ministro José Dirceu do governo.
Conversei há pouco com um ministro que acabara de sair de um longo despacho com Lula. Ele me disse que encontrou o presidente calmo e até de bom humor. E que não viu nada digno de nota no ambiente do Planalto. Cá fora, o sufoco.
As pessoas se telefonam, a oposição espalha que o ministro vai cair e os jornalistas suplicam por notícias.
18:33
Está com destaque em sites de notícias: o PMDB emitiu nota oficial pedindo mudanças na política econômica e ameaçando deixar a base de sustentação do governo.
O que não está nos sites:
- a nota serve para reforçar a posição do ministro José Dirceu. Ele vem pedindo mudanças na política econômica há muito tempo. E foi ele quem levou o PMDB a apoiar o governo. É ele também que quer dar mais um ministério para o PMDB. Na hora em que José Dirceu parece fraco, o PMDB retribui e sai em seu socorro.
(O deputado José Múcio Monteiro, líder do PTB na Câmara, discursou pedindo mudanças na política econômica. Por tabela, deu força ao ministro José Dirceu.) - O PMDB não sai e não quer sair do governo – mesmo que a política econômica não mude. Quer entrar mais. Ganhar mais cargos. Sempre foi assim. O resto é espuma.