O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta quarta-feira (8/5), que o debate entre o governo federal e os 17 setores da economia sobre a desoneração da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento está em “caminho de pacificação”.
Para Haddad, a “contraproposta feita pelos setores está em consonância com o que nós entendemos que pode ser um caminho de pacificação” nas negociações da desoneração da folha de pagamentos. A declaração foi dada durante o programa “Bom dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Haddad também disse que a Fazenda fez uma proposta nesta semana e que os setores enviaram uma contraproposta nessa terça-feira (7/5). Com essa troca, o ministro disse que achou “por bem” pedir uma reunião com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para informá-lo sobre como estão as tratativas.
O chefe da Fazenda reforçou que o governo quer “pôr fim” a essa “briga que se arrasta por mais de 10 anos”.
“É uma briga que se arrasta por mais de 10 anos [desoneração], e nós queremos pôr um fim nisso, até porque estamos fazendo a maior reforma tributária da história do Brasil. Começando pelos impostos sobre consumo, que vão cair. Mas, na sequência, haverá reforma da folha, de uma maneira geral, e da renda.”, destacou Haddad.