Homens que usam Ozempic relatam efeitos colaterais sexuais; entenda

Sem categoria

O uso de Ozempic tem sido associado a uma série de efeitos colaterais, como o mau hálito, queda de cabelo e até ganho de peso após o abandono da medicação. Agora, os homens afirmam estar enfrentando disfunção erétil, conforme relatado em várias postagens do fórum online Reddit.

“Sou um homem de 39 anos e, até começar o Ozempic, não tinha problemas de disfunção erétil”, afirmou um suposto usuário. “Estou usando Ozempic há três meses. O nível de testosterona caiu muito rapidamente e estou em tratamento para consertar isso agora.”

Imagem colorida: casal sentado em cama - Metrópoles
A disfunção erétil ocorre quando um homem não consegue ter ou manter uma ereção firme o suficiente para a relação sexual

Outra pessoa escreveu: “Comecei a tomar Ozempic para diabetes tipo 2 há cerca de seis meses, aumentando minha dosagem a cada quatro semanas até atingir 1 mg. Nesse período, passei a achar quase impossível alcançar ou manter uma ereção.”

A evidência não é puramente anedótica. Embora os estudos sobre a ligação entre Ozempic e impotência sejam escassos, uma pesquisa de fevereiro deste ano descobriu que um em cada 75 homens relatou ter experimentado o sintoma de disfunção erótica.

Qual o motivo?

Alguns especialistas em saúde afirmam que o efeito colateral tem a ver com o fato do Ozempic ser um semiglutida. O medicamento pode potencialmente contribuir para a impotência devido aos seus efeitos no músculo liso vascular e no fluxo sanguíneo, de acordo com um estudo de 2021.


0

Vale citar que estudos já mostraram níveis decrescentes de testosterona – um fator importante na libido – devido à perda de peso causada pelo Ozempic.

Uma pesquisa, inclusive, revelou que o emagrecimento pode “reduzir a prevalência de níveis baixos de testosterona em homens de meia-idade com excesso de peso” em quase 50%.

Apesar dos relatos, ainda não tem nenhuma informação cientificamente comprovada acerca do efeito colateral sexual.

https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *