A boa notícia de 2024 é que Mercúrio sai do movimento retrógrado em 2 de janeiro, o que pode destravar muitas negociações comerciais e de trabalho. A notícia desagradável é que iniciamos o ano com uma Vênus em tensão com Saturno, o que pode causar uma sensação de que “me lasquei” nos gastos de fim de ano e que tenho de apertar o cinto.
De acordo com a astróloga Flávia Dias, com Mercúrio de volta ao movimento direto, as respostas e retornos que esperávamos para tocar a vida devem chegar. Para aqueles que fizeram a lição de casa direitinho, chegou o momento de colocar para rodar.
“Em 13 de janeiro, Mercúrio deixa Sagitário e ingressa em Capricórnio, dando foco naquilo que é importante e interessa, estruturando o que é necessário”, explica a astróloga.
Marte em Capricórnio: foque nos objetivos
Já Marte entrará antes em Capricórnio, em 4 de janeiro, fortalecendo a energia de produtividade e organização. Em 12 de janeiro, fará um ótimo aspecto com Júpiter, o que favorece qualquer tipo de início porque dá autoconfiança e energia para enfrentar os obstáculos. No fim do mês, em 29 de janeiro, o aspecto positivo será com Urano, então aproveite para desenrolar tudo que esteja dificultoso.
Vênus entre Sagitário e Capricórnio
Em 23 de janeiro, Vênus sai do signo de Sagitário e ingressa em Capricórnio. A partir dessa data será mais fácil controlar as contas e o impulso de gastar. Até lá, é importante se fazer as seguintes perguntas diante de qualquer investimento ou compra: Isso é realmente importante? Qual o retorno que isso me dará? Essa aposta é baseada no mero otimismo ou na realidade? Isso é uma compra impulsiva? Pensando duas vezes antes de passar o cartão, fazer um pix ou assinar um contrato oneroso, as pessoas evitarão muita dor de cabeça.
“Deve-se redobrar o cuidado por volta de 19 de janeiro, quando Vênus estará tensionada com Netuno, porque dá enganos financeiros, falta de precisão nos cálculos, além da possibilidade de roubos”, alerta Flávia.
Nos últimos dias de janeiro, um belo aspecto de Vênus em Capricórnio com Saturno e Júpiter poderá ajudar a colocar as finanças em ordem, depois de um mês com um certo descontrole nessa área.
O céu de janeiro:
- 1º – Vênus quadrado com Saturno: dinheiro curto. Não favorece transações econômicas ou investimentos, a tendência é de prejuízos.
- 2 – Mercúrio volta do movimento direto: a comunicação destrava e tudo que estava parado tende a se resolver.
- 4 – Marte entra em Capricórnio: favorece as iniciativas e projetos que possuem um plano de ação.
- 8 – Mercúrio quadrado com Netuno: cuidado com enganos. Informações a respeito de valores e benefícios podem ser passadas erradas.
- 9 – Marte em sextil com Saturno/Sol em trígono com Urano: energia para investir em novos projetos com persistência e disciplina.
- 12 – Marte em trígono com Júpiter: aspecto de sorte. Se tem senso de oportunidade, se está no lugar e na hora certos. Aposte nos seus objetivos.
- 13 – Mercúrio entra em Capricórnio: organize suas ideias e seja direto na comunicação.
- 18 – Mercúrio em sextil com Saturno: favorece negociações profissionais de médio e longo prazo.
- 19 – Vênus quadrada com Netuno/Mercúrio em trígono com Júpiter: cuidado para que um bom discurso não induza a erros financeiros.
- 20 – Plutão entra em Aquário/Sol conjunto a Plutão: período de mudanças. Cuidado com prejuízos e roubos.
- 23 – Vênus entra em Capricórnio: favorece o controle sobre os gastos. Tendência a aplicar melhor o dinheiro.
- 27 – Mercúrio conjunto com Marte/Sol quadrado com Júpiter: a falta de reflexão leva a se dimensionar mal os gastos e os investimentos.
- 28 – Vênus em sextil com Saturno/Vênus em trígono com Júpiter/Mercúrio em trígono com Urano: dia em que se faz boas compras ou investimentos, se percebe um bom negócio. A mente está criativa e encontra soluções para tudo.
- 29 – Marte em trígono com Urano: propício para resolver situações que estavam lentas. Para isso, aja com assertividade e de forma decidida.
Áries
Hora de dar o start em suas ambições profissionais e buscar o que você acredita ser o melhor para você, em especial no período que vai de 7 a 18 de janeiro, quando seu regente Marte estará de boa com Júpiter. Porém, procure não exagerar com atitudes prepotentes com superiores, pois estará numa fase muito autoconfiante e competitiva. Outra dica é atualizar o seu conhecimento com o objetivo de melhorar o desempenho na sua rotina de trabalho.
Dias: 9, 17 e 26.
Touro
Você está vibrando na energia da expansão e sabe que tem o conhecimento necessário. Porém, se puder, espere o Sol entrar em Aquário, em 20 de janeiro, para iniciar as mudanças que deseja na área profissional. Em relação às contas, o importante é não fazer dívidas e nem investimentos de riscos. Após 23 de janeiro, será um período favorável para estruturar as finanças.
Dias: 11, 20 e 29.
Gêmeos
Quem trabalha com parceiros, sócios ou fornecedores deve ficar atento para não desmanchar alianças. Problemas envolvendo pagamentos podem levar a um desfecho ruim por falta de controle do dinheiro. Por outro lado, este é um mês favorável para organizar suas dívidas e negociar impostos. Se tiver algum insight financeiro, pode apostar. Você estará com uma boa intuição para os investimentos.
Dias: 3, 4, 21 e 30.
Câncer
Os relacionamentos e as boas parcerias serão importantes para abrir portas para você. Mas, nem tudo serão flores. Preste atenção ao movimento de seus colegas de trabalho, existe a possibilidade de ser envolvido em algo que não lhe diz respeito. Caso pretenda mudar de emprego ou ramo, certifique-se que tem o conhecimento necessário e se realmente é uma boa proposta ou apenas uma ilusão.
Dias: 7, 14, 15 e 23.
Leão
O mês será bem produtivo para o leonino, que estará focado em melhorar a sua performance nas tarefas diárias. Caso esteja procurando uma colocação no mercado, este é um momento bom. Destaque seus resultados positivos e talentos. Os dias 7 a 18 de janeiro estarão favoráveis para distribuição de currículos e entrevistas de emprego. Em relação às contas, fique atento aos gastos supérfluos que podem comprometer seu orçamento.
Dias: 9, 17 e 26.
Virgem
Até 23 de janeiro, procure segurar seus gastos, pois poderá ter despesas imprevistas com questões domésticas ou familiares. Na área profissional, a expansão virá da sua iniciativa em fazer as coisas do seu jeito com criatividade. Porém, não esqueça de aperfeiçoar o seu conhecimento específico, pois a qualificação será cobrada no momento de uma promoção ou na disputa por uma vaga no mercado trabalho.
Dias: 11, 20 e 29.
Libra
Para abrir novas oportunidades de trabalho, aposte no que você sabe fazer de melhor: socializar. Invista no networking enquanto Vênus estiver em Sagitário! Por outro lado, fique atento às informações que chegarem até você e que seja necessário passar adiante. Confira tudo, dados e valores, para não ser lesado nos negócios por clientes ou colegas.
Dias: 3, 4, 21 e 30.
Escorpião
Controle o seu impulso em gastar, evite fazer compras desnecessárias no otimismo de que depois se dá um jeito para pagar. Isso poderá abrir um rombo difícil de resolver, a curto prazo, no seu orçamento. Este será um período bom para circular e se comunicar com as pessoas a sua volta. Invista na sua autopromoção, isso lhe renderá boas indicações ou parcerias de trabalho.
Dias: 7, 14, 15 e 23.
Sagitário
O mês será de muito trabalho e expansão para os sagitarianos, com bom retorno financeiro. Depois de 13 de janeiro, aproveite para negociar um aumento de remuneração. Quem trabalha por conta própria pode pensar em atualizar os valores cobrados pelos serviços ou produtos. Aqueles que buscam uma oportunidade de emprego, devem destacar o conhecimento especializado na área desejada.
Dias: 9, 17 e 26.
Capricórnio
No período em que Vênus estiver em Sagitário, até 23 de janeiro, a tendência é que o dinheiro escorra pelas suas mãos, sem muita noção de para onde está indo a grana. Se pretende fazer algum investimento importante, tenha cautela. Qualquer gasto agora pode comprometer seus planos a longo prazo. O importante é acreditar nos seus talentos e se organizar para fazer as mudanças profissionais que deseja.
Dias: 11, 20 e 29.
Aquário
O Sol e Plutão entram em 20 de janeiro no seu signo marcando um período longo de mudanças. Enquanto isso não acontece, concentre-se no que realmente faz sentido para você. O quanto de grana você precisa para pagar suas contas? Você gosta do seu trabalho? Chegou onde desejava? Onde pretende estar daqui 10 anos? Se perdesse seu trabalho ou renda, qual seria o seu plano B? Com a cabeça no futuro, o aquariano pode não ver os sinais a sua volta. Reflita!
Dias: 3, 4, 21 e 30.
Peixes
Fique de olhos bem abertos quantos aos seus gastos, em especial no período que vai até 23 de janeiro, pois a tendência é que ache que uma continha a mais não fará diferença no orçamento. Quantos aos seus planos futuros, se estão bem amadurecidos, toque para frente com confiança, agora é o momento de começar a concretizá-los. Use a sua simpatia e a amabilidade para abrir portas e buscar novas oportunidades.
Dias: 7, 14, 15 e 23.