Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ligarem para a Central 135 não pagarão mais pelas chamadas feitas de celular. Mas a mudança será feita de forma gradual, ou seja, não será implantada de uma só vez para todo o país.
Segundo informações do INSS, por enquanto, somente os usuários com DDD 61 foram contemplados, “mas em pouco tempo a gratuidade será estendida para outras regiões”.
Além disso, neste momento, apenas a operadora de telefonia Claro vai oferecer o serviço. As demais companhias terão 30 dias para se adequar e oferecer chamadas gratuitas. As ligações eram gratuitas apenas para quem ligava de telefone fixo.
Outros serviços
A gratuidade também valerá para chamadas feitas para os números 158 (Alô Trabalho) e o 1358 (Regime Próprio de Previdência da União).
Outros dois serviços também passaram a ser gratuitos: eSocial (0800-730-0888) e Ordem dos Advogados do Brasil (0800-135-0135) que, apesar de serem 0800, eram tarifados.
Central 135
A Central 135 da Previdência Social tem três polos de atendimento: Salvador (BA), Caruaru (PE) e Recife (PE), com um total de mil funcionários, entre atendentes contratados e também servidores do INSS, para dar conta de aproximadamente de oito milhões de chamadas telefônicas por mês. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, no horário de Brasília.
Informações sobre o pagamento de benefícios, como o calendário de liberação dos valores e onde eles são depositados encabeçam o ranking, mas dúvidas e orientações das mais variadas também se destacam.
Na central, que além dos operadores também tem atendimento eletrônico, é possível agendar procedimentos, como perícia médicas e entrega presencial, nas agências, de documentos necessários para o processamento de pedidos.