A Nasa sugeriu aos esquecidos dar de presente de Natal, de última hora, o envio do nome do amigo ou familiar para o espaço.
Em publicação nas redes sociais, neste domingo (24/12), a agência espacial americana disse que habitantes de toda a Terra poderão encaminhar, até o dia 31 de dezembro, os nomes que desejam enviar para Júpiter na missão Europa Clipper, que partirá para o planeta em outubro de 2024.
Os nomes vão ser gravados em microchips da sonda. A viagem será longa, de 2,9 bilhões de quilômetros, e a missão deve chegar no planeta apenas em 2030.
Segundo a agência, 2 milhões de nomes já foram cadastrados no site oficial, incluindo 46 mil brasileiros. Para participar da missão é só entrar no site da Nasa e colocar o nome e sobrenome.
Os nomes serão gravados pelo Laboratório de Microdispositivos de Propulsão a Jato da Nasa em um microchip de silício do tamanho de uma moeda, por meio de um sistema que usa feixe de elétrons.
As gravações serão microscópias, de forma que cada linha de texto terá menos de 1/1000 de largura de um fio de cabelo.
O objetivo da Europa Clipper é confirmar se a lua de Júpiter, Europa, possui condições para a vida. “Os cientistas têm quase a certeza de que por baixo da crosta gelada em constante mudança de Europa existe um vasto oceano de água salgada que contém quase o dobro da água que os oceanos da Terra”, disse a Nasa.
Segundo a agência, “com uma fina atmosfera de oxigênio e água abundante, Europa é considerada um dos melhores lugares do nosso sistema solar para procurar vida.”