O presidente eleito Javier Milei (LLA), toma posse como o novo mandatário da Argentina neste domingo (10/12), ao lado de sua vice, Victoria Villarruel.
A cerimonia tem início no interior do Congresso argentino, na Assembleia Legislativa, por volta das 11h em Buenos Aires – mesmo horário de Brasília. No local, ele fará um juramento e seu primeiro pronunciamento como presidente.
Acompanhe aqui a transmissão da TV pública da Argentina:
Depois, ele é esperado na Casa Rosada por volta das 12h30. Há, ainda, o juramento dos ministros, que começa por volta das 17h30 na Casa Rosada.
A transição do governo estará concluída com um evento de gala no Teatro Colón. Depois, haverá uma cerimônia na Catedral da Buenos Aires.
Quem deve representar o governo brasileiro no evento é o ministro das Relações Exteriores (MRE), Mauro Vieira. Comparecem, ainda, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e os governadores Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado e Jorginho Mello.
Sobre Javier Milei
Nascido em Buenos Aires e formado em Economia pela Universidade de Belgrano, Milei é autodeclarado “anarcocapitalista”. Saiba mais as ideias e vida pessoal de Milei.
Milei, 52, é líder do partido Liberdade Avança (LLA, sigla em espanhol). O grupo defende tendências conservadoras em temáticas sociais e postura ultraliberal em assuntos econômicos.