É impossível falar da história da política brasileira sem citar o nome de José Sarney, que esteve à frente da presidência da República no período de 1985 a 1990. Na noite dessa quarta-feira (24/4), o ex-presidente do Brasil comemorou a chegada dos 94 anos em uma prestigiada festa, que reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de familiares e ilustres amigos. O evento ocorreu no Lago Sul.
O aniversariante recepcionou os inúmeros convidados ao lado da esposa, Marly Sarney, e dos três filhos, Fernando, Sarney Filho e Roseana, que atua como deputada federal (MDB-MA). Netos e bisnetos também foram felicitar o patriarca da família Sarney. Os parentes se uniram para elaborar o evento em celebração aos 94 anos do ex-presidente.
Ilustres convidados
A elite da política e empresarial fez questão de marcar presença na festa e parabenizar José Sarney. Estiveram presentes o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, que representou o presidente Lula na ocasião; o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Representantes do Governo Federal prestigiaram em peso o político maranhense. Foram à festa os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; dos Esportes, André Fufuca; da Gestão e Inovação, Esther Dweck; das Cidades, Jader Barbalho Filho; da Defesa, José Múcio; das Comunicações, Juscelino Filho; do Desenvolvimento Social; Wellington Dias; e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
A lista de convidados contou também com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sendo eles, André Mendonça, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Nunes Marques. Já os ministros Sebastião Reis Junior e Reynaldo da Fonseca representaram o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também esteve presente na ilustre ocasião. Deputados, senadores, ex-governadores, ex-ministros e empresários não deixaram de felicitar José Sarney pelos 94 anos.
Festa
Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, a deputada federal Roseana Sarney (MDB-MA) enfatizou sobre ser uma honra ver o pai completar 94 anos esbanjando saúde e ao lado de tantas pessoas que o admiram. “Graças a Deus, eu tenho o privilégio de ter um pai fazendo 94 anos com saúde boa e muito bem prestigiado. Ele está feliz por receber os amigos”, salienta a parlamentar e primogênita de José e Marly.
Segundo Roseana, José Sarney estava bastante animado para a festa: “Ele continua animado, se preparou e está ótimo recebendo os amigos”. Na avaliação da deputada federal, a longevidade do pai se deve a boa companhia das amizades. “Realmente, ele tem muitos amigos. Ele sente o amor e o carinho deles”, prosseguiu.
Também filho do aniversariante, Fernando Sarney descreveu a festa como “comemoração linda”. À coluna, ele revelou um anseio que carrega ao observar o pai: “Quero chegar aos 94 anos igual a ele, com essa lucidez, esses amigos, com a família e colhendo os frutos do que plantou a vida inteira de amizades, convivência, boa mesa e conversa”.
Fernando definiu José Sarney como um “excelente pai, avô, bisavô e com tudo de família”. Caçula do ex-presidente, Sarney Filho também frisou sobre se sentir privilegiado por ver o pai celebrar o aniversário de 94 anos na companhia de grande amizades de diversas localidades. “Ele é uma referência dentro desse Brasil ainda polarizado. Meu pai consegue reunir a todos”, pontua.
Trajetória ímpar
Considerada uma das figuras mais imponentes e relevantes da política brasileira, José Sarney foi o primeiro presidente civil a tomar posse depois de mais de duas décadas de ditadura militar. Formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1953, ele dedicou a maior parte da vida à política.
Antes de assumido o posto de trigésimo primeiro presidente do Brasil, o político defensor da democracia atuou como senador e governador pelo estado do Maranhão. Ele também foi vice-presidente da República na chapa de Tancredo Neves para a eleição presidencial de 1985. Sarney é escritor, não à toa tem poesias, crônicas e romances publicados.
Em 1980, Sarney passou a ocupar a cadeira de número 38 da Academia Brasileira de Letras (ABL). No início de março, o ex-presidente do Brasil tomou posse no Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF). Ele assumiu a cadeira 41 da instituição.
Detalhes
A decoração da celebração para José Sarney levou a assinatura do renomado profissional Ricardo Azevedo. A ornamentação contou com arranjos naturais que traziam rosas brancas. Já Marcos Azevedo cuidou dos quitutes oferecidos durante a ocasião. Na mesa de doces, o bolo na cor branca com as iniciais do nome do aniversariante atraiu as atenções. Velas e enfeites florais embelezaram o ambiente.
Confira os cliques de Wey Alves:
Serviço
Decoração: Ricardo Azevedo Arquitetura e Eventos
Buffet: Marcos Azevedo Buffet
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.