A Liberty Media, grupo americano que controla a Fórmula 1, confirmou a compra de parte dos direitos da MotoGP, campeonato mundial de motovelocidade. Segundo as informações divulgadas, no site oficial da empresa, os valores do acordo chegaram a 4,2 bilhões de libras, o que equivale a aproximadamente pouco mais de R$ 26 bilhões.
A Liberty Media comprou 86% das ações da categoria e os outros 14% permanecem sob gerenciamento da própria MotoGP, pelo comando de Carmelo Ezpeleta. Já a F1 é propriedade da empresa americana desde 2016, em acordo que passa dos R$ 40 bilhões.
Na ocasião, o presidente da Fórmula 1 era Bernie Ecclestone, que mais tarde foi substituído pelo empresário americano Chase Carey. O estadunidense saiu do cargo em 2021 e Stefano Domenicali assumiu.
Sobre a MotoGP
O campeonato existe desde 1949, conta com 22 etapas em 18 países. A atual temporada deveria ter uma etapa a mais, porém o GP da Argentina foi cancelado em decorrência da crise monetária no país. A modalidade é conhecida por nomes como Michael Doohan, Giacomo Agostini, Valentino Rossi e Marc Marquez.