São Paulo – Balanço divulgado nesta quinta-feira (8/2) pela Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) aponta que pelo menos 17 praias estão impróprias para banho no litoral norte de São Paulo.
Uma praia é considerada imprópria para banho quando são identificadas mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 milímetros de água. Os locais que não são aprovados nessa análise são sinalizados com uma bandeira vermelha.
A Cetesb recomenda não tomar banho nas águas das praias que estiverem sinalizadas com essa bandeira vermelha, já que elas podem causar riscos à saúde dos banhistas.
Outro fator importante que interfere na qualidade da água das praias são as chuvas fortes. Elas podem comprometer a balneabilidade e levar a uma avaliação imprópria para o banho de mar.
Claudia Lamparelli, gerente do setor de Águas Litorâneas da Cetesb, lembra: “Os efeitos das chuvas volumosas na balneabilidade são consideráveis. As tempestades se sobrepõem aos efeitos da melhoria na infraestrutura de saneamento e podem prejudicar consideravelmente a qualidade da água do mar. Evite o banho nas primeiras 24 horas, após chuvas intensas”.
Confira a lista das praias impróprias por cidade
Caraguatatuba:
- Indaiá
- Prainha
- Tabatinga – Rio Tabatinga
Ilhabela:
- Itaguaçu
- Itaquanduba
- Pinto
- Portinho
- Veloso
São Sebastião:
- Boracéia
- Cigarras
- Deserta
- Prainha
Ubatuba:
- Itaguá
- Lázaro
- Perequê-Mirim
- Rio Itamambuca
- Santa Rita