Em evento de lançamento do programa Brasil sem Fome, nesta quinta-feira (31/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressaltou que o programa de transferência de renda Bolsa Família “não é uma solução definitiva”, mas uma medida de urgência.
O mandatário discursou em Teresina, capital do Piauí, durante a cerimônia de lançamento da nova iniciativa do governo, voltada para retirar o país do mapa da fome e garantir o fim da insegurança alimentar. O plano é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, chefiado por Wellington Dias.
“O Bolsa Família não é uma solução definitiva, é uma medida quase de urgência que estamos fazendo para as pessoas mais necessitadas, até a gente arrumar definitivamente a casa”, declarou Lula.
“Cada mãe que está aqui, não quer ficar recebendo favores. Ela quer poder trabalhar. Que os filhos vão para a faculdade, e ter um emprego. Queremos ter uma casinha para morar, uma mesa farta de manhã, de tarde e de noite”, prosseguiu.
Lula Brasil sem fome (1)
Lula Brasil sem fome (2)
Lula Brasil sem fome (3)
Lula discursa (1)
Presidente Lula e a primeira-dama Janja no lançamento do Brasil sem Fome, no Piauí
lula e wellington dias
0
O programa Bolsa Família foi retomado pelo governo em junho, após ser substituído pelo Auxílio Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A iniciativa de redistribuição de renda que tem a cara dos governos petistas foi duramente criticada pela oposição, que argumentava que a população era desencorajada a trabalhar em função do benefício.
Lula elogia Wellington Dias, mas não garante permanência
Na cerimônia desta tarde, Lula repetiu o discurso que fez pela manhã, ao citar a inteligência de Wellington Dias. No entanto, não deu nenhuma garantia explícita de sua permanência. A pasta é visada pelo Centrão, em função do caráter eleitoreiro das ações sociais e do grande volume de orçamento.
“Quando eu venho no Piauí, vejo a evolução que esse estado teve, eu tenho que agradecer a Deus. Mas tenho que agradecer a esse estado que teve coragem de votar nesse índio [apelido dado a Wellington Dias] pra ser governador quatro vezes”, disse Lula.
“É o índio mais esperto do Brasil. Ele é mais esperto, e conseguiu encontrar um cara mais esperto que ele, pense num moleque esperto [em referência ao governador do estado Rafael Fonteles, do PT]. Vocês não sabem a qualidade do governador que vocês elegeram. E vão ter muito orgulho pelo que esse companheiro Rafael fez aqui neste estado”, disse.