O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou ao Brasil na terça-feira (26/3) e permaneceu no país até esta quinta-feira (28/3), quando recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um presente com os queijos mais premiados do Brasil.
Durante a visita, Macron inaugurou com Lula o submarino Tonelero, da Marinha, no Rio de Janeiro; participou de um encontro com investidores em um fórum econômico, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); visitou o Palácio do Planalto; e participou de um almoço no Itamaraty, ambos em Brasília.
Ao sair do almoço, o presidente Lula, de forma descontraída, ao ser perguntado pela imprensa como havia sido o encontro, se arriscou no francês e respondeu com um “merci beaucoup” [muito obrigado, em francês].
Queijos premiados
Na conta do X, antigo Twitter, o presidente Lula escreveu: “Presenteei o presidente Emmanuel Macron com cinco dos melhores e mais premiados queijos brasileiros, inclusive reconhecidos na França, para que ele possa me dizer o que achou deles”.
Apesar de escrever “cinco”, Lula citou seis queijos. Veja a origem deles:
- Serjão Canastra, de Piumhi (MG)
- Goa Moderado, de Aiuruoca (MG)
- Maranata Bronze, de Virgínia (MG)
- Lua Cheia, de Bueno Brandão (MG)
- Queijo da Ilha de Marajó (PA)
- Cuesta, de Pardinho (SP)
Lula também presenteou Macron com um espumante da Serra Gaúcha.