O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se emocionou ao lembrar das mortes das ex-mulheres, Maria de Lourdes da Silva e Marisa Letícia Lula da Silva, com quem foi casado por mais de 40 anos. O chefe do Executivo discursou durante o anúncio de investimentos a municípios afetados por enchentes no ano passado, em visita a Lajeado (RS), nesta sexta-feira (15/3).
Ele falava das vidas que foram perdidas durante a tragédia. Cerca de 50 pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, em setembro.
“Quando eu falo de morte eu falo com conhecimento de causa porque perdi minha primeira mulher com dois anos de casado. Eu levantei de manhã, fui no hospital buscar minha mulher e o filho. E cheguei lá, estava a mãe e o filho mortos”, lembrou o presidente.
Com a voz embargada, ele lembrou da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que faleceu por um acidente vascular cerebral em 2017.
“Depois vocês acompanharam a perda da Marisa por um AVC. Então, eu sei que a dor da morte eu nunca peço para ninguém esquecer. A gente não pode e não deve esquecer as pessoas que a gente amava e as pessoas que a gente continua amando porque se foram”, completou o petista.
O governo federal anunciou a contratação de 857 novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida em municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes que atingiram o estado.
O anúncio foi feito durante a visita do chefe do Executivo a Lajeado (RS), no Vale do Taquari, região gravemente afetada pela tragédia. Ao lado de ministros, Lula fez um balanço das ações do governo para socorrer a população dos municípios.
Na época, o presidente recebeu críticas por não ter ido ao Rio Grande do Sul prestar solidariedade em meio às chuvas e um transbordamento histórico do Rio Taquari. O petista, no entanto, se preparava para a cirurgia no quadril, feita no fim de setembro, e conversou com o governador Eduardo Leite (PSDB) para orientações.
As cidades contempladas com as novas moradias são Eldorado do Sul, Montenegro, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Tereza, Venâncio Airesa, além de Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Estrela, Muçum e Roca Sales.
Além das residências, o governo federal anunciou o repasse de R$ 128 milhões para a reconstrução de pontes, casas e outras obras.
De acordo com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, há cerca de 10 milhões de brasileiros vivendo em situação de risco devido a mudanças climáticas.