Em meio ao conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, o presidente Lula terá uma reunião bilateral com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, neste sábado (17/2).
O encontro acontecerá em Adis Abeba, capital da Etiópia, onde o presidente da República brasileiro desembarcou nesta sexta-feira (16/2) para participar da Cúpula da União Africana.
A reunião ocorrerá dois dias após Lula prometer ajuda financeira extra à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA, na sigla em inglês).
“Meu governo fará um novo aporte de recursos para a UNRWA, e exortamos todos os países a manter e reforçar suas contribuições”, afirmou Lula na quinta-feira (15/2), sem especificar o valor do aporte.
A organização mencionda por Lula enfrenta uma investigação em Israel que apura suposta relação de líderes da UNRWA com o grupo terrorista Hamas.
Outras reuniões bilaterais
Além do presidente da Autoridade Palestina, Lula deve ter pelo menos mais uma reunião bilateral na Etiópia: com o secretário-geral da ONU, o português António Guterres.