Machista e homofóbico? Relembre polêmicas de Ziraldo

Sem categoria

O cartunista Ziraldo, além de ser um fenômeno artístico brasileiro e ter sucessos consagrados como a fundação do jornal O Pasquim, O Menino Maluquinho e a Turma do Pererê, acumulou também algumas polêmicas ao longo da vida.

Em 2015, quando Fernanda Montenegro protagonizou um beijo lésbico com a colega de cena Nathalia Timberg na novela Babilônia, Ziraldo se pronunciou contra a atitude e afirmou que a atriz estava “fazendo apologia ao afeto homossexual”.

“A TV Globo acha que está fazendo um grande serviço ao ‘modus vivendi’, ao dar chance aos homossexuais de assumirem a sexualidade deles. A Fernanda Montenegro não tem direito de fazer apologia do afeto homossexual. Grandes fãs dela estão estarrecidos com isso. E mesmo que ela estivesse pensando em ajudar as mães dos homossexuais… Mas qual é a porcentagem de mães de homossexuais”, disparou o desenhista à época.


0

Além disso, a própria filha de Ziraldo já chegou a afirmar que o pai era machista. Ainda que reconhecesse o esforço do pai para não ser machista com ela e sua irmã, Fabrizia apontou em entrevista à Folha de Minas que o machismo era um traço inegável de sua personalidade.

“Ele nasceu nos anos 1930, numa cidade do interior de Minas, paparicado por um monte de tias, então, sim, ele é completamente machista. Dá para ver isso até pelos personagens, como o Mineirinho, que, por si só, responde a essa questão (…) Mas ele sempre tentou não ser com a gente, tentou nos educar de forma que isso não fosse um problema para a gente. Mas queira ou não, sempre foi machista”, disse.



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *