Em clima de festa, tanto pelo enredo de 2024, que homenageia a grande Alcione, quanto pela iminente celebração dos 100 anos de sua fundação, a Mangueira só tem motivos para comemorar. Além do desfile sobre a cantora, a agremiação também prepara um musical sobre seu centenário.
Recentemente, estiveram em reunião na Cidade do Samba com a presidente da Estação Primeira de Mangueira, Guanayra Firmino, o ator e diretor Gustavo Gasparani e o ator e produtor Jô Santana, que vão ser os responsáveis pela montagem do espetáculo.
Depois da Trilogia do Samba, idealizada por Jô Santana, que levou a diversos palcos do Brasil as apresentações Cartola — O Mundo é um Moinho, o Musical, Dona Ivone Lara — Um Sorriso Negro e Marrom, o Musical, será apresentado ao público o novo trabalho.
Jô e Gustavo aceitaram, neste encontro extraordinário, o convite da presidente da escola de samba e começaram a acertar tudo para realização do projeto Mangueira — 100 anos em Musical, que prevê diversas ações, entre 2025 e 2026, com cursos, oficinas e projetos audiovisuais.
Alcione e presidente da Mangueira
Desfile da Mangueira 2023
Desfile-Mangueira-Rio-de-Janeiro
Desfile da Mangueira no Carnaval
Desfile da Mangueira no Carnaval
Desfile da Mangueira no Carnaval
Desfile da Mangueira no Carnaval
Desfile da Mangueira no Carnaval
Desfile da Mangueira no Carnaval
Desfile da Mangueira no Carnaval
Carro alegórico da Mangueira no Carnaval 2022
Evelyn Bastos, Rainha de Bateria da Mangueira
Integrantes da Mangueira
0
O encerramento da comemoração será finalizada, em 2026, com o espetáculo de teatro musical, com umgrande elenco dirigido Gustavo Gasparani. Mangueira — 100 anos em Musical vai envolver a comunidade da Mangueira, movimentando a cena do teatro musical e a Economia Criativa na capital fluminense.
Homenagem à Alcione
A cantora Alcione será homenageada no samba-enredo da Mangueira para o Carnaval de 2024. A novidade foi anunciada na página oficial da Estação Primeira no Instagram, em março do ano passado.
“Desejo da presidenta Guanayra Firmino há mais de dez anos, o convite foi feito hoje na casa da Marrom, que aceitou o convite pra ter sua vida contada na Verde e Rosa”, disse a escola.
Alcione comemorou o convite. “Estou muito honrada e emocionada. Nunca imaginei tamanha homenagem”, afirmou a cantora.
O lançamento do enredo e logo oficial aconteceu no dia 28 de abril, aniversário de 95 anos da Mangueira.