Aliados de Jair Bolsonaro vetaram a presença do senador Marcos do Val (Podemos-ES) no trio elétrico em que o ex-presidente discursará durante o ato na Avenida Paulista no domingo (25/2).
A avaliação de bolsonaristas é de que a eventual presença do senador capixaba no trio poderia prejudicar a imagem do ato, em razão das polêmicas que Marcos Do Val acumula.
Em 2023, o senador foi alvo de operação da Polícia Federal que investiga suposta articulação de um golpe contra o ministro Alexandre de Moraes, com a participação de Bolsonaro e do ex-deputado Daniel Silveira.
Ao longo da investigação, Marcos do Val trocou de versão ao menos seis vezes sobre o episódio. Em uma delas, por exemplo, o senador tentou incriminar Bolsonaro, o que recuou posteriormente.
Procurada pela coluna, a assessoria do senador capixaba informou que ele ainda não tinha decidido se compareceria ou não ao ato em desagravo a Bolsonaro na Paulista, no domingo.
Se Do Val comparecer, bolsonaristas dizem que o senador será alocado no trio elétrico auxiliar contratado pelos organizados, o mesmo onde estarão a maioria dos deputados presentes.
Os demais senadores deverão acompanhar Bolsonaro no trio principal, assim como os familiares do ex-presidente e os governadores e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).