Não é surpresa que os níveis de açúcar no sangue aumentem em resposta à nossa alimentação e ingestão de bebidas. Pensando nisso, uma médica especialista em endocrinologia compartilhou um alerta sobre uma bebida popular amplamente consumida pelos brasileiros que pode contribuir para este problema: o café.
A forma como o café é consumido pode determinar seus diferentes benefícios à saúde. No entanto, para pessoas com diabetes, o café pode não ser a melhor escolha, afirmou a endocrinologista Diana Bytyqi, em vídeo publicado no TikTok (veja aqui).
“Sabemos que o café preto pode aumentar os nossos níveis de açúcar no sangue. Já vimos isso repetidas vezes. E vemos isso acontecer diariamente com monitores contínuos de glicemia”, explicou a endocrinologista, afirmando que algumas pessoas são extremamente sensíveis aos efeitos da cafeína.
Neste contexto, o consumo excessivo de cafeína está associado à redução da sensibilidade à insulina em pessoas com diabetes tipo 2. Isso significa que o organismo precisa de mais insulina, pois o corpo responde menos ao hormônio responsável pela regulação do açúcar no sangue.
No entanto, estudos indicam que pessoas com diabetes tipo 2 que consomem café diariamente podem experimentar uma melhora no controle da doença. A orientação é buscar a orientação de um médico especializado para entender a individualidade de cada caso e determinar a melhor abordagem para o controle do diabetes.