Um menino de dez anos teria sido o primeiro cidadão israelense ferido pelo ataque de drones iranianos lançados contra Israel neste sábado (13/4). Os artifícios foram neutralizados por caças de países aliados e também pelo domo de ferro israelense.
De acordo com o The Times of Israel, a criança foi ferida por estilhaços que caíram após um drone iraniano ser interceptado na região em que vive.
O menino foi socorrido pelo Magen David Adom, o serviço de emergência médica de Israel. Ele vive em uma vila de pastores nômades beduínos perto da cidade de Arad e estaria em estado grave.
Até o momento, não há registro de outros feridos pelo ataque iraniano, que foi em sua maior parte neutralizado pelo domo de ferro, um radar que envia mísseis para explodir os artifícios inimigos ainda no ar. Caças de países aliados a Israel também atuaram na neutralização dos drones, como Estados Unidos, Inglaterra e Jordânia.
O Irã lançou um ataque direto contra Israel no fim da tarde deste sábado, segundo fontes militares israelenses e americanas. De acordo com as fontes, o ataque iraniano foi feito com dezenas de drones militares lançados em direção a Israel.
Autoridades do tráfego aéreo israelense anunciaram o fechamento do espaço aéreo por volta da 0h30 do horário local (18h30 de Brasília), com o cancelamento de todos os voos.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, interrompeu uma folga neste sábado (13/4) para se reunir emergencialmente com o Conselho de Segurança Nacional.
O governo estadunidense monitorou o ataque, e já prestou apoio para Tel Aviv na preparação de uma resposta.
As tensões entre Irã e Israel sofreram uma nova escalada no início do mês, quando israelenses atacaram um complexo diplomático iraniano na Síria, deixando 16 mortos, incluindo dois altos comandantes da Guarda Revolucionária iraniana.
Desde então, líderes do regime iraniano vinham ameaçando lançar uma retaliação.