O Metrópoles é o Veículo Eletrônico do Ano segundo o 38º Prêmio Colunistas Brasília, um dos principais eventos da publicidade brasileira. O portal de notícias foi escolhido entre 20 empresas indicadas.
A entrega de troféus aconteceu na noite de sexta-feira (15/3) no espaço Unique Palace, em Brasília. Os organizadores premiaram 19 empresas em 14 categorias diferentes.
O júri, composto por 44 profissionais, avaliou 241 trabalhos selecionados. Marcio Ehrlich (Janela Publicitária); Fernando Vasconcelos (Site do Fernando Vasconcelos); Dudu Lopes (Silence); Luciana Pires (Cinegroup); Pedro Serrano (Brigitte Filmes); Mario Nakamura (Butterflies in The Stomach); Rodrigo Coletto (WMcCann) e Maurício “Pepeu” Sampaio (SECOM-DF) julgaram os trabalhos de filmes, rádio e técnica.
Marcio Ehrlich (Janela Publicitária); Fernando Vasconcelos (Site do Fernando Vasconcelos); Idelbo Oliveira (Lancy); Carlos Grillo (Fields); Rodrigo Coletto (WMcCann); Maurício “Pepeu” Sampaio (SECOM-DF) e Thiara Zavaglia (WHD) avaliou os trabalhos de Branded Content, Inovação, Marketing Direto, Mídia, Mídia Exterior, Mídia Impressa, Mídias Integradas, Promo e Live, Digital e RP e indicou os Grandes Prêmios.
Sobre o portal de notícias
Desde a inauguração, em 8 de setembro de 2015, o Metrópoles venceu os principais prêmios nacionais e internacionais de jornalismo. O portal já levou 106 troféus de primeiro lugar e concorreu a outros 107.
A equipe de repórteres, por exemplo, ganhou o Prêmio Latino-Americano de Jornalismo de Investigação, da Colpin, em 2022; recebeu condecorações da La Sociedad Interamericana de Prensa (SIP), em quatro oportunidades; ganhou em 2020 o Prêmio Roche de Jornalismo, organizado pela Fundación Gabo; foi finalista do True Awards em 2021 e do Global Shining Light Awards em 2023; e recebeu a indicação ao Prêmio Gabo em 2018, 2021 e 2023.
Além do sucesso editorial, o portal de notícias é um sucesso de audiência. O Metrópoles contabilizou, em janeiro, mais de 3,8 bilhões de impressões/visualizações no somatório das redes Facebook, Instagram, YouTube, X (antigo Twitter), TikTok, Kwai e das pesquisas feitas no Google. Os dados são fornecidos pelas próprias plataformas.
As redes sociais foram as que mais contribuíram para esse número. O Instagram teve cerca de 625 milhões de impressões, 23% superior ao mês passado. O perfil segmentado de Política também é destaque. O total de impressões saltou de 12 milhões, em dezembro, para 30 milhões, em janeiro.
O perfil do Metrópoles no TikTok quebrou todos os recordes. Foram 818 milhões de visualizações de vídeos. Nessa plataforma, o portal é o perfil de notícias mais seguido em todo o Brasil e na América Latina, com quase 5,1 milhões de usuários.
No Google, o portal também se destaca. Foram mais de 518 milhões de impressões nas pesquisas e quase 516 milhões no Discover, ferramenta de notícias da plataforma de buscas.