O Ministério da Previdência Social quer implementar o pagamento de bônus a médicos peritos e servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que concordarem em trabalhar em novos turnos e aumentar o número diário de atendimentos para acelerar a fila de pedidos de benefícios e perícias. Uma medida provisória regulamentando a iniciativa deve ser publicada na próxima semana.
A informação foi confirmada pelo ministro Carlos Lupi à “CNN Brasil”. Segundo ele, o texto já foi elaborado em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, e passa por análise final da Casa Civil.
Lupi também explicou que o objetivo é chegar ao fim do ano com um prazo máximo de 45 dias. Na comparação de abril deste ano com o mesmo período de 2022, o prazo médio de demora para análise do pedido passou de 93 para 74 dias. Apesar disso, a fila ainda está num patamar alto: o acumulado de pedidos pendentes passa de 1,26 milhão de segurados.
Os estados de São Paulo e Rio têm os maiores estoques (veja o ranking abaixo) mas, em conjunto, estados da Região Nordeste lideram com o maior acumulado: 488.468.
As informações são do Extra.