A popularização da varejista chinesa Shein no Ocidente se deve, em grande parte, a redes sociais como o TikTok, usadas majoritariamente por jovens entre 16 e 24 anos — o grupo representa 41% dos usuários, segundo dados da Cuponation. Contudo, uma nova pesquisa, da plataforma Zalando, revela que, atualmente, o consumidor médio da varejista chinesa consiste em mulheres de 35 anos. Ainda de acordo com o estudo, contraditoriamente, as clientes alegam que se preocupam principalmente com a questão da sustentabilidade.
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O relatório da Zalando, plataforma alemã de varejo on-line, mostra que, enquanto 72% dos entrevistados consideram importante reduzir o desperdício de alimentos, plástico e água, apenas 54% sentem a mesma preocupação em relação à moda. Além disso, 44% dos participantes acreditam que outras escolhas sustentáveis feitas, como reciclagem e redução do consumo de carne, compensam as opções de aquisição menos sustentáveis.
De acordo com o mesmo relatório, 56% dos entrevistados estão dispostos a adotar algumas medidas para serem mais sustentáveis. No entanto, são menos propensos a mudar completamente hábitos de compra.
Essa perspectiva vai de contramão à opinião da geração Z — nascida entre 1996 e 2010. Conforme pesquisa realizada pelo portal independente FFW, em parceria com a consultoria estratégica Dezon, a maioria do público jovem deixaria de consumir marcas de fast fashion em razão de adversidades, como falta de transparência, e problemas que atingem o meio ambiente.
Público da Shein
A Shein encontra, atualmente, um novo perfil consumidor de seus produtos: mulheres de 35 anos que se dizem preocupadas com sustentabilidade, sendo que mais da metade não pretende mudar hábitos de compra. Os dados reforçam a diferença geracional, já que o público nascido a partir da metade dos anos 1990 apresenta uma maior conscientização em relação à sustentabilidade na indústria da moda, em geral.