São Paulo — Em São José do Rio Preto, interior paulista, 40 cirurgiões plásticos de quatro estados do Brasil se reuniram para realizar, pela primeira vez em São Paulo, um mutirão voluntário de reconstrução de mamas. As pacientes são mulheres que perderam os seios devido ao tratamento de câncer de mama.
A iniciativa, que acontece no Hospital de Base (HB) da cidade, é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste dia 8 de março. A ação vai se estender até o sábado (9/3) e promete reduzir em oito mese a fila de espera para o procedimento, segundo a RECMAMA, responsável pelo mutirão.
Segundo nota publicada pelo HB, 3o pacientes do SUS estão sendo atendidas. As mulheres deverão receber alta no dia seguinte à cirurgia.
Uma das pacientes, Luciana Costa de Oliveira explicou à TV Tem que a cirurgia é importante para a autoestima. “Meu marido foi embora de casa, o que me causou mais ainda a desvalorização por não ter a mama”. Ela completou dizendo que vai sair do procedimento “uma nova mulher”.
De acordo com a organização do evento, São José do Rio Preto foi escolhida para a edição deste ano por “ser referência em cirurgia plástica”.