O Partido dos Trabalhadores já definiu, em dezembro, que vai apoiar o atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), à prefeitura de Salvador na eleição deste ano. Agora, o partido de Lula tenta definir quem será o indicado —ou a indicada— para ser vice na chapa.
O presidente deve aproveitar a passagem pela Bahia para deixar o seu pitaco e oficializar a escolha da vice. “Da” vice, pois a pré-candidata deve ser mulher e negra.
As duas principais cotadas são as petistas Vilma Reis, socióloga ligada a movimentos sociais; e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, Fabya Reis. Também é lembrado o nome da vereadora Marta Rodrigues.
Lula não deve bater o martelo ainda. Vai ouvir o que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem a dizer e vai considerar também a opinião do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que estará com ele na viagem.
Na Bahia, Lula assina, na quinta (18/01), o acordo de parceria para implantação do Centro Tecnológico Aeroespacial da Bahia e inaugura a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). De lá, viaja para agendas em Pernambuco e Ceará. Deve voltar à Brasília no sábado.