A temporada 2024 do futebol candango iniciou nesse fim de semana com a rodada do Candangão. Na Boca do Jacaré, o Brasiliense recebeu o Ceilandense na manhã deste domingo (14/1), com portões fechados, e estreou com uma goleada dominante. 5 x 1 no placar para garantir os primeiro três pontos da equipe amarela.
Dominante nos dois tempos, o Jacaré marcou com Tarta, Joãozinho (2x), Tobinha e Aldo. Gabriel Pedra anotou o gol de honra em uma das poucas oportunidades que a equipe criou na partida.
O jogo
Com pouco ímpeto, o Ceilandense jogou com uma postura defensiva e viu o Jacaré dominar toda a primeira etapa. A única finalização do Dragão aconteceu no primeiro minuto de jogo, com Igor Gomes finalizando de fora pela esquerda do gol.
O Jacaré atacava com organização e levava perigo em todas as descidas na área adversária. Aos seis minutos, Joãozinho, em jogada individual pela direita, limpou a marcação e bateu em cima de Bismark. Com 15 jogados, Matheus Barboza arriscou de fora da área e bateu por cima do gol.
O placar foi aberto em uma das principais armas do Brasiliense: o chute de meia distância de Tarta. Aos 25’, o camisa 8 girou em cima da marcação na entrada da área e bateu no canto esquerdo, sem chance de defesa para Bismark.
Com o gol, o Jacaré ficou ainda mais solto no jogo. Aos 27’, Lila carregou a bola no canto da área e bateu pela direita da meta. Aos 35’, Romário cobrou uma falta frontal forte no meio do gol, dificultando a defesa do goleiro tricolor.
A primeira etapa foi fechada com mais um gol do Brasiliense. Aos 43’, Tobinha cruzou para Joãozinho, que chegou sozinho atrás da zaga para escorar de cabeça e estufar a rede.
Segundo tempo
O intervalo deu uma chacoalhada no Ceilandense, que voltou melhor para a segunda etapa. Logo aos dois minutos, Caio Pirata, que entrou no lugar de Mirandinha, bateu de fora da área por cima do gol. Logo depois, o próprio Caio fez uma ótima jogada na linha de fundo e cruzou para Gabriel Pedra na marca do pênalti, que bateu rasteiro no cantinho para encurtar o placar.
A resposta veio logo na saída de bola. Romário, com um chute forte de fora, obrigou Bismark a fazer uma grande defesa. Buscando abafar o momento do Dragão, Joãozinho fez uma linda jogada pela direita, e cruzou rasteiro para Tobinha marcar o terceiro.
A equipe do Ceilandense tentava correr atrás do prejuízo, e explorava os erros defensivos, mas não chegava com êxito no gol. Aos 17’, Biro Biro finalizou para fora, e na reposição o Jacaré marcou o quarto. Tobinha invadiu a área pela esquerda e rolou para Joãozinho bater com o gol livre.
Após o gol, o jogo foi todo de pressão amarela. Aos 22’, Matheus Barboza bateu de fora e Bismark desviou para escanteio. Na cobrança, Gustavo Henrique cabeceou em cima do goleiro.
Matheus Barboza era bastante acionado no ataque, e desperdiçou duas boas chances de aumantar a vantagem. Aos 25’, o camisa 9 finalizou firma na rede pelo lado de fora. Aos 32’, Pedrinho tabelou com Tarta até a bola chegar em Matheus Barboza, que dentro da pequena área finalizou em cima do Bismark.
O Ceilandense ainda teve duas chances de marcar mais um gol. Aos 36 minutos, Dogão bateu falta e Ravel defendeu com os pés. No escanteio, Vitor Mariano testou no chão e o goleiro do Já \caré mais uma vez evitou.
Para fechar a atuação de gala na estreia, aos 41’, Aldo desviou de cabeça a cobrança de escanteio de Tarta e carimbou a goleada por 5 x 1 na Boca do Jacaré.
BRASILIENSE 5 X 1 CEILANDENSE
Candangão – primeira fase – primeira rodada
14/01/2024, 10h30 – Boca do Jacaré, Taguatinga-DF
Árbitro: Maguielson Lima
Árbitro Assistente 1: Daniel Henrique
Árbitro Assistente 2 : David Sousa
Quarto Árbitro: Luiz Gustavo Almeida
BRASILIENSE
Ravel; Caetano (Andrezinho), Igor Morais, Gustavo Henrique e Romário; Aldo, Tarta e Lila (Kersul); Tobinha (Luquinhas), Joãozinho e Matheus Barboza (Yan Lima)
Técnico: Luis dos Reis
Gols: Tarta (25’ 1T), Joãozinho (43’ 1T e 18’ 2T), Tobinha (13’ 2T) e Aldo (41’ 2T)
Cartões amarelos: Lila
CEILANDENSE
Bismark; Estevão, Somália, Eduardo e Vandinho; João, Rodrigo Menezes (Maycon Alagoano) e Henrique (Dogão), Mirandinha (Caio Pirata), Igor Gomes (Biro Biro) e Gabriel Pedra (Victor Mariano)
Técnico: Gabriel Teixeira
Gols: Gabriel Pedra (5’ 2T)
Cartões amarelos: Somália, Caio Pirata