O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recurso (Ibama) informou nesta terça-feira (09) que realizou, entre os dias 10 de abril e 5 de maio, a operação Banzeiro nos municípios de Manacapuru, Anamã, Beruri e Tapauá, e aplicou multa no valor de mais de R$ 85 mil e apreendeu animais silvestres, madeiras ilegais, meia tonelada de pirarucu, embarcações e demais equipamentos.
O Ibama disse que a ação resultou em R$ 85.801,00 em multas; 16 autos de infração; dois embargos de serrarias; 17 apreensões sendo, dois quelônios, 113 kg de peixe (aruanã) abaixo do tamanho permitido, oito embarcações, 151 metros cúbicos de madeira serrada, 1 motoserra, 1/2 tonelada de pirarucu, 4 apetrechos de pesca, e 12 animais silvestres (abatidos em caça ilegal).
Foram aplicados ainda nove termos de doação do pescado ilegal para Associação do povo indígena Apurinã da Terra Indígena Itixi Mitari – APIATI.
O coordenador da operação, Cícero Irisvam Furtado de Souza, considerou a operação “efetiva tanto para coibição das práticas ilegais como também para educação ambiental realizada em cada abordagem com esclarecimento das dúvidas e divulgação dos programas sociais que o ibama implementa nas comunidades”.
Segundo o Ibama, a também foi composta por membros da Funai e Polícia ambiental. “Todos realizaram abordagens em embarcações, flutuantes, comunidades ribeirinhas e indígenas. Houve palestras para conscientização de preservação do meio ambiente e incentivo a atividade de manejo de pirarucu e Quelônios”, diz a nota.