A perda de peso é um processo gradual e que deve ser feito com calma — afinal, o ganho na balança não aconteceu de um dia para o outro. Ainda assim, é possível emagrecer em períodos curtos sem precisar de dietas restritivas. A médica nutróloga Marcella Garcez explica que algumas mudanças pontuais no estilo de vida são suficientes para impulsionar a perda de peso.
É possível emagrecer rápido?
“Emagrecer de forma saudável e sustentável em apenas 30 dias pode ser um desafio, mas é possível começar a alcançar resultados significativos com algumas mudanças no estilo de vida. É sempre bom lembrar que o emagrecimento rápido pode não ser adequado para todas as pessoas e que é fundamental priorizar a saúde em vez de metas inatingíveis”, explica Marcella.
7 dicas para emagrecer em 30 dias
1. Alimentação leve
A recomendação é monitorar o tamanho das porções alimentares, comer com moderação, escolher opções com menos calorias e fazer de três a seis refeições diárias em intervalos regulares para evitar excessos e manter o metabolismo ativo.
“Priorize alimentos naturais, equilibrados e nutritivos, como frutas, legumes, verduras, grãos integrais, proteínas magras, proteínas vegetais e gorduras saudáveis. Evite alimentos muito processados, ricos em açúcares, gorduras modificadas e excesso de sódio”, detalha a nutróloga.
2. Sem lanches desnecessários e hidratação correta
“Evite comer entre as refeições. Caso seja necessário, opte por lanches saudáveis, como frutas ou castanhas. Mantenha seu corpo hidratado ao longo do dia. A água é insubstituível, pode ajudar a controlar o apetite e auxiliar na digestão”, reforça a profissional.
3. Diga não à dieta restritiva
“Dietas muito restritivas e severas podem ser prejudiciais à saúde e dificultar a manutenção do peso a longo prazo”, relata.
Leia o restante da lista no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!