A Festa da Alvorada é declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas e marca uma das maiores tradições do Boi-bumbá Garantido
O Boi Garantido animou a nação vermelha e branca com a tradicional “Alvorada”, em Parintins, na madrugada desta quarta-feira (1°). O evento começou dentro do curral do Curral Lindolfo Monteverde, na Cidade Garantido. De lá, os torcedores do boi da baixa do São José seguiram em procissão por um trajeto de aproximadamente 2 quilômetros até a frente da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, no Centro da ilha tupinambarana.
A Festa da Alvorada é declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas, pela Assembleia Legislativa do Estado e considerada uma das maiores manifestações populares. Esse ano, o evento atraiu cerca de 35 mil pessoas e contou com o time oficial completo de itens, levantadores, dançarinos, batuqueiros, bem como com a torcida oficial do Garantido.
O presidente do Boi-bumbá Garantido, Fred Góes, destacou que a festa representa, neste momento, a renovação do compromisso com as raízes do boi vermelho e branco. “É um retorno às origens do boi, quando ele percorria as ruas de Parintins sob a luz das lamparinas. Hoje, este é um momento grandioso, em que o Garantido sai para as ruas. Nossa Alvorada é uma das manifestações culturais mais significativas e emblemáticas do país”, enfatizou Góes.